Connect with us
Cursos Técnicos de Administração e Edificações serão ofertados pelo Seciteci, junto ao Ensino Médio, em Rondonópolis Cursos Técnicos de Administração e Edificações serão ofertados pelo Seciteci, junto ao Ensino Médio, em Rondonópolis

Notícias

Cursos Técnicos de Administração e Edificações serão ofertados pelo Seciteci, junto ao Ensino Médio, em Rondonópolis

Published

on

O Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), está se preparando para oferecer cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio a partir de 2024. Esta iniciativa visa acompanhar a tendência nacional de crescimento do Ensino Técnico, com foco na juventude.

A Iniciativa

A ideia é que os estudantes possam terminar o Ensino Médio já portando um diploma técnico em Administração ou Edificações. Além de proporcionar a qualificação profissional nos primeiros anos do Ensino Médio, a iniciativa também visa garantir uma melhor qualidade de vida e oportunidade de emprego para esses jovens.

Advertisement

O Processo

Os alunos deverão se matricular na ‘escola parceira’ Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães, em Rondonópolis, no entanto, as aulas serão ministradas na Escola Técnica Estadual de Rondonópolis.

Os Cursos

Para a identificação dos cursos técnicos a serem ofertados, um estudo foi conduzido pela Secretária-Adjunta de Educação Superior e Profissional para identificar as “vocações” de cada região de Mato Grosso. Em Rondonópolis, os cursos técnicos que serão ofertados serão Administração e Edificações, disponíveis nos períodos matutino e vespertino.

Advertisement

Recursos

Os estudantes terão acesso a laboratórios, aulas práticas e visitas técnicas para praticar o conhecimento adquirido em sala de aula. A nova modalidade é válida apenas para os alunos que estarão concluindo o 9° Ano do Ensino Fundamental em 2023.

A Visão

Segundo o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, a nova modalidade de oferta vai contemplar alunos de diferentes regiões do estado, buscando atender também a demanda de profissionais qualificados em áreas estratégicas.

Advertisement

As Vagas

Serão mais de 1900 vagas ofertadas em 2024, em 56 cursos técnicos junto com o Ensino Médio e todos em áreas estratégicas para o crescimento de Mato Grosso.

As Matrículas

A partir da parceria com a Seduc, as Escolas Técnicas Estaduais passam a contar com ‘escolas parceiras’. Atualmente, os matriculados na EE Professora Elizabeth de Freitas Magalhães podem realizar a rematrícula manifestando interesse pela formação integrada com o Ensino Técnico, selecionando a opção “1º ano EPT / SECITECI”, na plataforma Matrícula Web.

Advertisement

As Datas

O prazo de rematrícula é o mesmo definido em calendário pela Seduc, 17 de novembro. Para os que estão matriculados em outras unidades escolares e queiram ser transferidos para acompanhar a nova modalidade de oferta, devem buscar a plataforma Matrícula Web a partir do dia 9 de janeiro de 2024.

Informações Adicionais

Para os que nunca passaram pela Rede Estadual de Educação, antes da matrícula é necessário realizar um cadastro na plataforma a partir do dia 1 de dezembro. Já os pais e responsáveis que tiverem dúvidas sobre a nova modalidade, podem entrar em contato pelo telefone, e-mail ou na sede da Escola Técnica Estadual de Alta Floresta.

Advertisement

> Para conferir os contatos, clique aqui.

A nova modalidade de oferta do Seciteci promete trazer não só mais oportunidades para os estudantes de Mato Grosso, mas também contribuir para o crescimento do estado, fornecendo profissionais qualificados em áreas estratégicas. A esperança é que, com o tempo, essa iniciativa possa se expandir para mais regiões e mais campos de estudo, beneficiando ainda mais estudantes e contribuindo para o desenvolvimento contínuo de Mato Grosso.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement