Notícias
Crescimento no Turismo Coloca Minas Gerais em Posição de Destaque no Brasil
Introdução
O estado de Minas Gerais tem se destacado no cenário turístico brasileiro, graças a um aumento significativo na atividade turística. O estado tem experimentado um crescimento fenomenal, ultrapassando a média nacional e posicionando-se como um líder emergente no setor de turismo.
Experiências na Fazenda
Para ilustrar essa tendência, considere o exemplo de Hugo Faria Leite, um produtor rural e empresário que recebe turistas em sua fazenda em São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra. Ele notou um aumento significativo no número de visitantes que vêm para experimentar a produção de queijo artesanal. Hugo comercializa cerca de 50% de seu queijo diretamente em sua fazenda, oferecendo aos visitantes uma experiência de degustação e um vislumbre das várias etapas de produção do queijo.
> ‘Recebemos mais de 3 mil pessoas em nossa fazenda em julho, vivendo a experiência do queijo artesanal da Canastra’, disse Leite.
Desempenho do Setor Turístico
Minas Gerais tem se destacado no cenário turístico brasileiro, registrando um crescimento superior a 720% em relação à média nacional. O estado tem visto o maior volume de atividades turísticas, de acordo com os dados mais recentes. Esses números são corroborados por produtores locais, gestores municipais e membros da indústria do turismo.
Segundo o IBGE, a variação do volume de atividades turísticas em Minas Gerais, em abril de 2023, foi de 10,1% em comparação com abril de 2022. A variação do volume nacional no mesmo período foi de apenas 1,4%.
Turismo na Região da Canastra
Higor Freitas, gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), destacou que a expectativa para 2023 é que o fluxo turístico na região da Canastra supere os índices pré-pandêmicos até dezembro.
> ‘O turismo de experiência vem crescendo. Atualmente, recebemos grupos de 30 a 35 pessoas provenientes de outros estados’, disse Freitas.
Freitas também apontou para a importância das ações do Governo de Minas(http://www.mg.gov.br/) e da [Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult)](http://www.secult.mg.gov.br/) no fortalecimento do setor.
Eventos e Feiras
A realização de feiras e eventos tem sido outro fator de impulsionamento do turismo em Minas Gerais. Segundo Freitas, há 70 produtores associados à Aprocan, com uma produção média mensal de 52.500 quilogramas de queijo.
> ‘Diante desse cenário favorável, haverá um incremento na produção nos próximos meses para atender à demanda turística na região’, completou Freitas.
Ocupação Hoteleira
A expansão do turismo em Minas Gerais não se limita à Serra da Canastra. Em Poços de Caldas, por exemplo, a ocupação hoteleira chegou a 100% em julho. A cidade, conhecida por suas fontes termais, recebe aproximadamente 1,6 milhões de turistas por ano.
Poços de Caldas (Crédito: Victor Imesi)
Investimentos no Setor Turístico
Um dos investimentos mais recentes que pode contribuir para o crescimento do turismo em Poços de Caldas é o contrato de concessão do Circuito Integrado, formado por vários destinos turísticos na cidade. O contrato, no valor de R$ 45 milhões, prevê a geração de 300 empregos no município e a arrecadação de R$ 20 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) durante o período de concessão.
Uberlândia: Um Destaque Mineiro
Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, é outra cidade que tem se destacado no turismo. Listada pelo Ministério do Turismo entre os municípios brasileiros mais bem preparados para receber turistas nacionais e internacionais, Uberlândia tem se destacado nos segmentos de turismo de negócios e eventos.
Crédito: Prefeitura de Uberlândia
Turismo de Natureza
De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística, 33,2% dos visitantes que viajam por Minas Gerais buscam contato com a natureza. No Brasil, Minas Gerais lidera esse segmento com 42,4%, à frente de São Paulo e Rio de Janeiro.
Parque Estadual do Ibitipoca (Crédito: Marcio Lucinda Lima)
Conclusão
Leonidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, destaca que os resultados conquistados demonstram o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento do turismo.
> ‘Os dados do IBGE apontam que o setor turístico é um dos principais responsáveis pelo aumento do PIB brasileiro, em 2,9% no ano passado, e o Governo de Minas reconhece e dá a devida importância ao segmento. Nossa meta é investirmos cada vez mais, a fim contribuirmos na geração de emprego e renda’, declarou Oliveira.
Para informações adicionais, acesse o site