Connect with us
carreira ceos estagiarios Conselhos de Carreira dos CEOs - Uma Luz no Início de sua Caminhada Profissional carreira ceos estagiarios 1024x683 Conselhos de Carreira dos CEOs - Uma Luz no Início de sua Caminhada Profissional

Notícias

Conselhos de Carreira dos CEOs – Uma Luz no Início de sua Caminhada Profissional

Published

on

> ‘O estagiário infunde o ambiente de trabalho com uma vontade impressionante de aprender e energizar a equipe’, afirma Guadalupe Franzosi, presidente e gerente geral da processadora de alimentos Ingredion, ao discutir o papel dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

Estágios no Brasil: Um vislumbre

Segundo uma pesquisa realizada pelo CIEE (Centro Integrado Empresa-Escola) no final do último ano, o Brasil contava com 707,9 mil estagiários até então, com mais de 60% deles trabalhando no setor privado. No entanto, apenas 25% daqueles com mais de 16 anos trabalhavam e estudavam ao mesmo tempo.

Advertisement

Apesar de os estágios representarem a única fonte de renda para 11% dos jovens, o número de oportunidades para estudantes universitários deve aumentar. De acordo com um levantamento do Infojobs, o número de vagas de estágio aumentou 58,94% entre janeiro e abril deste ano.

A importância do estágio na formação profissional

Além de ser uma fonte de renda para suportar os estudos, o estágio também é uma significativa fonte de aprendizado técnico e de habilidades interpessoais para quem está começando a carreira.

Advertisement

> ‘A percepção sobre o estágio no passado era diferente da atual. Antes visto apenas como mão de obra barata, hoje, o estágio é visto como uma oportunidade de investir no potencial do jovem, que é alguém que pode trazer resultados para a empresa no futuro’, diz Ana Fontes, CEO e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora).

Conselhos Carreira: CEOs compartilham suas experiências

A seguir, apresentamos alguns conselhos de carreira que CEOs gostariam de ter ouvido de líderes quando eram estagiários:

Advertisement

Ana Fontes, CEO e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora)

Ana Fontes iniciou sua carreira profissional aos 20 anos na Volkswagen, na área de marketing e comunicação. Vinda de uma família humilde, ela relata que gostaria de ter recebido mais apoio e orientação nos seus primeiros anos de vida profissional. Sua recomendação para jovens profissionais é:

> ‘Aproveitem as conexões e as pessoas que têm mais experiência.’

Advertisement

Cristiano Pinto da Costa, CEO da Shell

Aos 19 anos, Cristiano Pinto da Costa estagiou no CENPES (Centro de Pesquisa da Petrobras na Ilha do Fundão), antes de ingressar na Shell como estagiário na fábrica de lubrificantes da empresa. Ele acredita que o estágio é uma oportunidade para o jovem entender a cultura e os valores da empresa, além de possibilitar a aplicação prática do conhecimento adquirido na faculdade. Ele compartilha o seguinte conselho:

> ‘Eu gostaria de ter ouvido que, além da capacidade e conhecimento técnico, o lado humano do profissional e o relacionamento com as pessoas seriam o grande diferencial na carreira.’

Advertisement

Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina e África

Milton Beck fez seu primeiro estágio no último ano da faculdade, aos 21 anos, na área de processos industriais de uma produtora de autopeças. Ele não teve uma boa experiência de desenvolvimento profissional nesse período por não ser cobrado ou desafiado por seu gestor. Ele gostaria de ter ouvido:

> ‘Deveria mudar para outra área que tivesse mais compatibilidade com meu perfil e que pudesse trazer mais benefícios para a empresa e para mim.’

Advertisement

Malu Nachreiner, CEO da Bayer e líder da divisão Crop Science

Malu Nachreiner começou sua carreira profissional no último ano da faculdade de agronomia como estagiária de vendas da Monsanto, aos 23 anos. Para ela, seu papel como líder é apoiar no desenvolvimento de competências e preparar os estagiários para os desafios das futuras posições que ocuparão. Ela gostaria de ter sido aconselhada a:

> ‘Abraçar os desafios com confiança e resiliência, além de ter humildade para pedir ajuda.’

Advertisement

(Continua na parte 2…)

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.