Connect with us
Concurso Nacional Unificado - Uma nova estratégia em busca de oportunidades de emprego Concurso Nacional Unificado - Uma nova estratégia em busca de oportunidades de emprego

Notícias

Concurso Nacional Unificado – Uma nova estratégia em busca de oportunidades de emprego

Published

on

O Concurso Nacional Unificado surge como uma proposta inovadora na esfera dos concursos federais no Brasil. A intenção é preencher um grande número de vagas em órgãos públicos federais através de uma única prova, apelidada de ‘Enem do emprego’. A ideia é originária do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O que é o Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado foi criado com o objetivo de simplificar o processo de contratação para os órgãos federais. A ideia é que uma única prova possa ser usada para preencher várias vagas em diferentes órgãos públicos federais, incluindo ministérios e autarquias.

Advertisement

A proposta prevê a realização do exame em 180 cidades brasileiras. Apesar de ter sido recentemente anunciada, a mudança já gerou controvérsia entre professores e os chamados ‘concurseiros’.

Cronograma do concurso

De acordo com o cronograma divulgado pelo MGO, os prazos para a implementação do concurso são apertados:

Advertisement

1. Até 20 de setembro: ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador,
2. Até 29 de setembro: adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado,
3. Até 20 de dezembro: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado,
4. 25 de fevereiro de 2023: realização da prova em dia único.

Críticas ao cronograma

Fernando Mesquita, diretor de Mentoria e Coach e professor do Gran Cursos de Brasília, acredita que o prazo é curto para executar tudo o que o governo federal se propõe a fazer. No entanto, ele defende que o modelo pode ser aprimorado para atender às necessidades do governo.

Advertisement

> ‘Em uma tacada só consegue preencher 8, 10, 15, 18 mil vagas que sejam. De uma certa forma, por ter mais polos, por ser uma prova com amplitude maior, ela pode melhorar a entrada de candidatos. Não significa que vai ser, falta uma definição mais clara do governo federal a respeito de como isso vai acontecer e, para uma prova cuja etapa inicial está prevista para dezembro, as coisas estão meio em cima.’

Benefícios e desvantagens do Concurso Nacional Unificado

Uma das principais vantagens do Concurso Nacional Unificado, segundo o governo federal, é a ampla acessibilidade. Como a prova será realizada na mesma data em todas as regiões do Brasil, espera-se que candidatos de todo o país tenham as mesmas oportunidades.

Advertisement

No entanto, Fernando Mesquita também ressalta um ponto negativo para os candidatos.

> ‘Existe a possibilidade de essa prova beneficiar o acesso de candidatos de todo país, mas isso não significa que sejam só flores para os candidatos a concursos. O modelo anterior, em que cada órgão realizava sua prova, ele acaba sendo muito mais interessante para o concurseiro profissional, por que se ele não vai bem em uma prova, pode fazer uma prova que vai acontecer dali um, dois meses, de outro órgão. Nesse modelo, o que está parecendo é que dentre aquelas provas do governo federal, o candidato vai ter que escolher uma, o que vai impedir que ele possa concorrer a outras oportunidades.’

Advertisement

Desemprego no Brasil

Atualmente, o Brasil tem cerca de 8,5 milhões de desempregados, o que corresponde a 7,9% dos brasileiros. Esta realidade, combinada com a crise econômica, tem levado muitas pessoas a buscarem novas oportunidades de trabalho, inclusive através de concursos públicos.

Thiago Albuquerque, um contador que decidiu voltar à sala de aula e preparar-se para concursos devido à crise, ilustra bem essa situação.

Advertisement

> ‘Muitas empresas tendo que fechar suas portas, muitas pessoas sendo mandadas embora, muitos empresários desesperados sem ter o que fazer. E a contabilidade depende de empresas abertas, funcionários trabalhando para conseguir se manter também. Foi um baque pra gente, porque a gente trabalha cuidando de empresas e se as empresas fecham a gente não tem empresas para cuidar.’

Distribuição de cidades por região

O Concurso Nacional Unificado será realizado em diversas cidades em todas as regiões do Brasil. A distribuição de cidades por região é a seguinte:

Advertisement

* Região Nordeste: 50 municípios
* Região Sudeste: 49 municípios
* Região Norte: 39 municípios
* Região Sul: 23 municípios
* Região Centro-Oeste: 18 municípios

Conclusão

O Concurso Nacional Unificado é uma proposta inovadora que busca simplificar o processo de contratação para os órgãos federais e aumentar as chances de candidatos de todo o país. No entanto, ainda há muitas questões a serem resolvidas e críticas a serem levadas em conta. As próximas etapas do processo devem dar uma ideia mais clara de como este novo modelo de concurso irá funcionar na prática.

Advertisement

Fonte: Brasil 61

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.