Connect with us
Combate à Violência Contra a Mulher - Educação e Prevenção na Comunidade Xerente Combate à Violência Contra a Mulher - Educação e Prevenção na Comunidade Xerente

Notícias

Combate à Violência Contra a Mulher – Educação e Prevenção na Comunidade Xerente

Published

on

Introdução

A violência contra a mulher é uma problemática global, que infelizmente se insere em todos os contextos da sociedade, inclusive nas comunidades indígenas. Nesse cenário, a educação surge como uma ferramenta poderosa de combate e prevenção a esta questão.

A Visita da Delegada Suzana Fleury ao Cemix

No Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix), os alunos tiveram a oportunidade de receber a delegada titular da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam- Palmas), Suzana Fleury. A visita ocorreu no âmbito das ações educativas da Operação Shamar, com o intuito de conscientizar e informar sobre o combate à violência contra a mulher.

Advertisement

> ‘Em 15 anos no Tocantins, eu nunca tinha ido a uma comunidade indígena e foi uma experiência maravilhosa.’ – Suzana Fleury

Conscientização Sobre a Violência de Gênero

Durante a palestra, os adolescentes foram instruídos sobre os tipos de agressões que as mulheres costumam sofrer, os direitos das mulheres e a importância de denunciar qualquer situação de violência. Também foram apresentados os canais de denúncia, como o aplicativo Salve Mulher.

Advertisement

A Importância da Conscientização nas Comunidades Indígenas

A delegada Suzana Fleury classificou a experiência como maravilhosa e gratificante, ressaltando a importância de informar e conscientizar tanto os meninos quanto as meninas sobre a violência de gênero.

Continuidade do Trabalho Educativo e Preventivo

Após a palestra no Cemix, equipes da Polícia Civil seguirão com este trabalho educativo e preventivo em outras aldeias indígenas no Tocantins, abordando temas como o Agosto Lilás.

Advertisement

Próximas Ações

Nas próximas ações, o delegado de Polícia Civil e subdiretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), Anderson Case, falará às mulheres indígenas da etnia Kraho, em Itacajá. Já o delegado Guilherme Moreira ministrará palestra ao povo karajá, no município de Lagoa da Confusão.

Conclusão

O trabalho de conscientização e prevenção acerca da violência contra a mulher é fundamental para assegurar um futuro mais igualitário e respeitoso para todas as mulheres, independentemente de sua origem ou etnia. Ações como estas, promovidas pela Polícia Civil do Tocantins, são passos importantes nesse sentido.

Advertisement

Texto em negrito, texto em itálico e ~~texto tachado~~.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement