Notícias
Comando do 6º Distrito Naval – 150 anos de salvaguarda dos rios na fronteira ocidental do Brasil
Introdução
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), localizado à beira do Rio Paraguai, em Ladario (MS), comemora este ano 150 anos de existência. Marcado por eventos significativos na história brasileira, a introdução da Marinha do Brasil (MB) na fronteira oeste do país está relacionada à Guerra da Tríplice Aliança, o maior conflito armado da história sul-americana.
Localização Estratégica
Situado em um ponto estratégico para o país, o Com6ºDN tem 1.332 km de fronteira seca e 715 km de rios compartilhados com a Bolívia e o Paraguai. Sua jurisdição cobre 15% do território nacional, incluindo três biomas brasileiros: Pantanal, Cerrado e Amazônia.
Presença da Marinha na Fronteira Oeste
A presença da MB na fronteira oeste remonta à criação do Arsenal de Marinha da Província de Mato Grosso, em Cuiabá, em 1827. Isso marcou o primeiro passo para estabelecer um ponto de apoio na rota fluvial da região. Ao longo dos anos, devido a dificuldades econômicas, condicionantes geográficas e como consequência da Guerra da Tríplice Aliança, foi determinada a construção do Arsenal de Marinha de Ladario.
Capacidade Operacional
O Com6ºDN usa seu pessoal e seus navios, embarcações e outros meios navais e aeronavais em missões de patrulha fluvial, inspeção naval, busca, socorro e salvamento fluvial, operações ribeirinhas e de defesa de portos e terminais fluviais, entre outras.
Hidrovias
Dentro da jurisdição do Com6ºDN estão os rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai, uma importante rota de transporte de minerais, produtos agrícolas e grãos do Centro-Oeste do país.
Sinalização Náutica
O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste é responsável por realizar levantamentos hidrográficos e garantir a operacionalidade dos auxílios à navegação ao longo da Hidrovia Paraguai-Paraná, cuja jurisdição compreende Cáceres (MT) a Assunção (Paraguai), abrangendo águas brasileiras e estrangeiras, totalizando 1.800 km de canal navegável.
Capacitação
Para qualificar os militares temporários do Serviço Militar Obrigatório e do Serviço Militar Voluntário, o Com6ºDN criou, em 2019, o Programa Marinheiro Empreendedor. O projeto, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, permite que os participantes desenvolvam um plano de carreira empreendedor, inovador e adequado às possibilidades de modelos de negócios sustentáveis para a região.
Navio de Guerra Mais Antigo em Atividade
O Com6ºDN possui o navio de guerra mais antigo da Marinha do Brasil em serviço, o Monitor ‘Parnaíba’. Com 85 anos, o navio traz em seus conveses histórias e episódios que o fazem um patrimônio cultural da MB.
Relação com a Sociedade
O Com6ºDN realiza, ao longo do ano, diversas ações em benefício da sociedade, como assistência hospitalar, cívico-social e resgates aeromédicos.
Combate a Incêndios no Pantanal
Durante o período de seca, o Pantanal, a maior planície alagada do mundo, sofre com o aumento no número de focos de queimadas na região. Diante desse cenário, a Marinha, no âmbito do Com6ºDN, visa ampliar o total de militares qualificados para atuar em apoio aos trabalhos contra as queimadas e, atualmente, conta com 266 militares para pronto emprego, se necessário.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Para informações adicionais, acesse o site