Notícias
Cidades do Espírito Santo representam o Brasil no maior evento de Cidades Inteligentes
Nove cidades do Espírito Santo estão fazendo história no cenário global de cidades inteligentes. O grupo técnico representa o estado no maior evento de cidades inteligentes do mundo, realizado em Barcelona, na Espanha, até o dia 15 de novembro.
Comitivas e cidades participantes
Entre as cidades representantes do Espírito Santo, temos: Vila Velha, Anchieta, Viana, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Barra de São Francisco, Colatina e Castelo. Em paralelo, comitivas do Sebrae nacional e também das unidades de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais compõem a missão técnica internacional.
Programação da missão
Durante a missão, o grupo capixaba tem uma agenda cheia, que inclui participação no Smart City Expo World Congress em Barcelona, além de visitas técnicas a espaços públicos, empresas, universidades e instituições que desenvolvem projetos inovadores. Esses projetos pioneiros contribuem para tornar as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
Destaque para Vila Velha
Vila Velha teve uma posição de destaque entre as cidades participantes, sendo selecionada por ter alcançado o primeiro lugar entre as cidades com maior crescimento no índice de Cidade Empreendedora do Espírito Santo de 2021 até 2023.
Em 2021, a cidade obteve uma nota de 4,8 pontos no índice do Sebrae. Em 2022, a cidade alcançou um marco significativo, saltando para 8,2 pontos. Neste ano, com a aprovação de leis importantes e a desburocratização dos procedimentos administrativos, Vila Velha atingiu a nota de 9,6. Registrou, assim, um crescimento de 100% na pontuação, tendo a maior evolução do índice no Estado.
> ‘Em dois anos, saímos de 4,8 para 9,6, o maior crescimento do índice no Estado e que nos credenciou para participar da maior feira do mundo de cidades inteligentes’ – prefeito Arnaldinho Borgo.
Experiências e aprendizados
De acordo com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, a missão é captar experiências que impactem a vida dos moradores.
> ‘O nosso objetivo é adquirir conhecimento para levar para Viana mais políticas públicas eficazes que transformem a vida de quem escolheu nossa cidade como lar’ – prefeito Wanderson Bueno.
Incentivo às prefeituras
Como forma de incentivar uma maior participação das prefeituras, uma missão técnica internacional foi oferecida aos municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal. Participam da missão: Anchieta, Viana, Cariacica, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Barra de São Francisco, Colatina e Castelo.
A inovação como foco
Espanha e Portugal foram os destinos escolhidos com base na experiência desses países com inovação, empreendedorismo, competitividade e modelos consolidados de governança e gestão pública na perspectiva de cidades inteligentes.
> ‘A missão técnica dará a oportunidade para que esses gestores municipais conheçam outras iniciativas de sucesso adotadas em cidades que são referências em inovação, tecnologia e empreendedorismo’ – Alline Zanoni, gerente de relações institucionais do Sebrae/ES.
Programação completa
A programação completa do evento inclui uma série de atividades em várias cidades de Espanha e Portugal. Os participantes terão a oportunidade de visitar organizações como a United Cities and Local Governments, a Câmara de Comércio Brasil Catalunha e a Cisco Barcelona, além de universidades e incubadoras de empresas.
O evento culminará com visitas a instituições de renome em Portugal, como a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto (LIPOR), a Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), o Creative Science Park Aveiro e a NOVA School of Business and Economics.
Conclusão
A participação das cidades do Espírito Santo neste evento global é uma oportunidade única para aprender com as melhores práticas internacionais e aplicar esses aprendizados em casa. Com o compromisso de promover o empreendedorismo e a inovação, as cidades estão dando um passo importante para se tornarem mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.