Connect with us
CAPA PADRAO 2 4 Casa Soares - A saga do primeiro atacadista de Campo Grande CAPA PADRAO 2 4 Casa Soares - A saga do primeiro atacadista de Campo Grande

Notícias

Casa Soares – A saga do primeiro atacadista de Campo Grande

Published

on

Navegar pelas regiões de Campo Grande(https://www.campogrande.ms.gov.br/) e não se deparar com um estabelecimento atacadista é algo praticamente impossível. Desde as amplas prateleiras até os [incêndios misteriosos](https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2022/fort-teve-dois-incendios-e-morte-de-funcionario-terceirizado-neste-ano/), todos têm uma história para contar sobre esses lugares, onde os [preços](https://midiamax.uol.com.br/tag/preco/ ‘Notícias sobre preço’) costumam ser mais atrativos.

Memórias de um tempo não tão distante

Na memória, permanecem as tumultuadas inaugurações, as longas filas, as promoções que provocaram até brigas, o desejo de conduzir o ‘carrinho’ que carrega mercadorias e até a peregrinação por caixas de papelão para levar as compras para casa.

Advertisement

Atualmente, os clientes podem escolher os produtos tanto no varejo quanto no atacado e acompanhar o passo a passo da entrega. Muita coisa mudou até chegarmos ao cenário atual. Mas, alguém sabe dizer como tudo isso começou em Campo Grande?

Do início ao fim: A trajetória da Casa Soares

A Casa Soares, a primeira rede atacadista de Campo Grande, foi constituída no dia 4 de março de 1963, registrada na Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), sob a denominação ‘Irmãos Soares’. A empresa chegou a ter 14 lojas, mas encerrou suas atividades em 24 de março de 1993.

Advertisement

Apesar do término das atividades, os estabelecimentos deixaram muitas memórias gravadas nos corações dos moradores de Campo Grande, já que geraram empregos – primeira oportunidade para muitos – nas décadas de 60, 70 e 80, além de abrir espaço para vários fornecedores de Mato Grosso do Sul, que antes não tinham oportunidade de vender seus produtos.

Lembranças de um ex-funcionário

Lindomar de Alencar Ferreira, de 52 anos, um dos ex-gerentes da empresa, relembra com saudade o seu primeiro emprego, em 1984, nos Supermercados Soares de Campo Grande. Para ele, aqueles eram tempos especiais, em que tudo parecia mais simples e puro.

Advertisement

Segundo Lindomar, a ‘Rede Soares’ era um símbolo para a cidade, com dez lojas no total. Ele trabalhava na ‘Loja 05’, localizada no cruzamento das avenidas Bandeirantes com a Afonso Pena, um local que ele descreve como mágico. A loja atraía muitos olhares, graças à sua arquitetura peculiar e localização em uma região nobre da cidade.

O Atacadista que nunca esqueceu

Lindomar recorda que pessoas de todos os bairros faziam compras ali e logo se tornavam clientes fiéis, principalmente, pela praticidade e acessibilidade. Segundo ele, a energia(https://midiamax.uol.com.br/tag/energia/ ‘Notícias sobre energia’) daquele lugar nunca se apagou em sua memória.

Advertisement

Dentro da loja, ele guarda com carinho na memória os corredores, repletos de gôndolas com mercadorias diversas. Lindomar passou por diversos setores da loja, numa jornada de aprendizado e crescimento, sendo promovido de pacoteiro a açougueiro, passando por fiambreria, frutas e verduras, frios e laticínios.

Recordações de um tempo desafiador

Lindomar também relembra o ano de 1986, quando os funcionários de supermercados tinham que lidar com os fiscais do Sarney. Qualquer preço diferente do estabelecido era motivo para chamar a polícia na hora. Além disso, a falta de produtos, durante a ‘crise do Plano Real’, é outra lembrança marcante.

Advertisement

A visão de um cliente

Silvina Soares, de 65 anos, atendente de creche, também relembra suas experiências no Mercado Soares. Ela frequentava a loja que funcionava na Avenida Mato Grosso, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras, e recorda o tempo que passava nas longas filas para comprar carne.

O legado da Casa Soares

Apesar do encerramento das atividades, a Casa Soares deixou um legado importante em Campo Grande. Os ex-funcionários da empresa organizam um encontro anual, uma tradição que começou por iniciativa deles.

Advertisement

A nova era dos atacadistas

Com o passar do tempo, novos estabelecimentos comerciais se instalaram na cidade. Atualmente, existem inúmeros atacadistas em Campo Grande. Conforme consta na Jucems, existem 3.720 supermercados atacadistas ativos em Mato Grosso do Sul, sendo 1.538 em Campo Grande.

O futuro dos atacadistas

Os atacadistas de hoje oferecem uma grande variedade de produtos e serviços, incluindo autoatendimento. De acordo com Marcio Antonio de Souza, motorista de aplicativo, a quantidade e variedade de produtos disponíveis nos atacadistas atuais são aspectos que não se encontram em um mercado comum.

Advertisement

Em conclusão

Os atacadistas têm uma longa história em Campo Grande, começando com a Casa Soares e continuando com os modernos estabelecimentos de hoje. Essas empresas desempenham um papel vital na economia local, fornecendo empregos e oferecendo uma ampla gama de produtos a preços competitivos.

Possui alguma lembrança ou experiência em seu mercado ou atacadista favorito? Compartilhe conosco!

Advertisement

Se você tem alguma informação que considera importante para o público, entre em contato com os jornalistas do Jornal Midiamax(https://midiamax.uol.com.br/tag/jornal-midiamax/)!

Fala Povo : O leitor pode falar direto no [WhatsApp](https://midiamax.uol.com.br/tag/whatsapp) do Jornal Midiamax pelo número [(67) 9

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.