Notícias
Campanha no Hospital Oncológico Infantil coleta mais de 350 bolsas de sangue
A generosidade e a solidariedade foram os sentimentos que prevaleceram durante a recente campanha de doação de sangue no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo (Hoiol), em Belém. A iniciativa, que teve como objetivo coletar 150 bolsas de sangue, superou as expectativas e conseguiu coletar 352 bolsas.
Generosidade em Ação
A campanha foi realizada em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e contou com a participação de profissionais de saúde, voluntários e responsáveis pelos pacientes.
> ‘A mobilização de quem trabalha no Hoiol é excepcional. Como todos sabem da nossa real necessidade, há um empenho muito maior para doar e captar doadores em nome do Hospital. O estoque está em um momento crítico, e sabemos que as doações não podem parar, pois os hemocomponentes são fundamentais para o tratamento dos nossos pacientes,’ disse Matheus Bernardes, biomédico do Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico do Hoiol.
Esforço Coletivo
A técnica em Enfermagem Evelyn Moraes, que atua na farmácia do Setor de Quimioterapia do hospital, enfatizou a importância do esforço coletivo na doação de sangue.
> ‘Por conhecer as crianças e o dia a dia da luta contra o câncer, a gente compreende a importância dessas bolsas para o tratamento. Mas não basta só doar. A gente pode falar com amigos, familiares, e compartilhar nas nossas redes sociais sobre esse gesto, que significa vida para muitas pessoas. É preciso impulsionar uns aos outros para que a gente consiga ajudar ao próximo,’ ressaltou Evelyn.
Camila Medina, assistente social da Fundação Hemopa, também destacou a importância do esforço coletivo na captação e mobilização de doadores.
> ‘A tendência aqui no Oncológico Infantil tem sido de campanhas que superam as expectativas. A cada campanha tem aumentado o número de doadores, e isso foi muito gratificante para nós, que acompanhamos o esforço de todos, tanto dos que participam das doações aqui, no ônibus, quanto aqueles que foram em caravanas para a sede,’ informou Camila.
Doações que Salvam Vidas
A importância das doações de sangue foi enfatizada pela autônoma Rafaela Oliveira, mãe de Adriel Lucca, 8 anos, que há pouco mais de um mês faz tratamento contra leucemia linfoblástica aguda (LLA) no Hoiol.
> ‘Somos de Macapá (capital do Amapá) e chegamos a Belém em julho. Desde então, meu filho recebeu várias transfusões, e é por isso que decidi doar sangue. Eu conheço o trabalho sério desenvolvido, e sei que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Muitas pessoas já se disponibilizaram e salvaram o meu filho. Hoje, sou eu que vou me disponibilizar para salvar a vida do próximo,’ contou Rafaela.
A estudante de Enfermagem Allanda Cohen, 20 anos, também reforçou a importância da empatia e da solidariedade na doação de sangue.
> ‘A precisão das pessoas e a empatia ao próximo são essenciais para quem pensa em doar. A minha profissão pede atenção, carinho, amor e ajuda ao próximo, e é por isso que decidi doar pela segunda vez,’ afirmou Allanda.
Como Doar
Para quem deseja doar sangue, é preciso apresentar documento de identidade com foto e assinatura, ter entre 16 a 69 anos (adolescentes de 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde e alimentado, e pesar mais de 50 kg.
Quem não puder comparecer à instituição pode ir a qualquer posto de coleta da Fundação Hemopa e informar o código do Hoiol, 1766.
O Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo fica na Travessa Quatorze de Abril, 1.394, bairro São Brás.
Serviço: Para mais informações sobre a doação de sangue, visite o site da Fundação Hemopa(https://www.fundacaohemopa.pa.gov.br/).
Endereço: Travessa Quatorze de Abril, 1.394, bairro São Brás, Belém, Pará.
Telefone: (91) 3342-8000
Email: [email protected]
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Para informações adicionais, acesse o site