Connect with us
BRICS e Goiás - Uma análise dos programas sociais BRICS e Goiás - Uma análise dos programas sociais

Notícias

BRICS e Goiás – Uma análise dos programas sociais

Published

on

O seminário de desenvolvimento na era do BRICS, realizado recentemente na China, teve como foco o estado de Goiás e as políticas sociais adotadas por seus governos.

1. A Presença Goiana no BRICS

O Governador Ronaldo Caiado e a Primeira-Dama Gracinha Caiado marcaram presença no evento, assim como o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e a Primeira-Dama e Deputada Estadual, Vivian Naves. A cooperação entre os municípios foi destacada como um aspecto crucial para a eficácia dos programas sociais.

Advertisement

1.1. A Redução da Pobreza

Gracinha Caiado destacou que a taxa de extrema pobreza em Goiás caiu para 1,7% no último ano.

> “Esse percentual é o menor registrado no estado nos últimos sete anos e fica abaixo da taxa nacional”, disse a primeira-dama estadual.

Advertisement

1.2. A Contribuição dos Setores

Segundo ela, essa conquista só foi possível graças à atuação de diversos setores, como segurança pública, saúde, educação e geração de empregos.

2. O Reconhecimento dos Programas Sociais de Goiás

Roberto Naves, prefeito de Anápolis, reconheceu a importância dos programas desenvolvidos em Goiás.

Advertisement

2.1. O Ciclo Completo de Assistência

Ele destacou o que chamou de ‘ciclo completo’ de assistência, que envolve a detecção da necessidade, o monitoramento constante, o amparo, a capacitação e a entrega de indivíduos qualificados ao mercado de trabalho.

3. As Ações Sociais em Anápolis

Vivian Naves, primeira-dama de Anápolis e deputada estadual, elogiou as ações voltadas para a área social na gestão estadual.

Advertisement

3.1. O papel do Poder Público

Para ela, o papel do Poder Público é cuidar das pessoas, e Goiás tem feito isso de maneira notável.

3.2. A Motivação para a Política

Vivian Naves mencionou que a situação em Goiás a motivou a buscar um lugar na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), onde ela pretende expandir o que foi feito em Anápolis para outras cidades do estado.

Advertisement

4. A História de Anápolis

Anápolis tem um histórico de serviços prestados ao terceiro setor, como o Voluntários de Coração, Natal de Coração e os serviços beneficentes prestados pelo tradicional evento Arraiana.

4.1. A Rede de Assistência

No município, há uma rede de assistência coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Integração Social, Esporte, Cultura, Trabalho, Emprego e Renda.

Advertisement

4.2. Referência para Goiás

Os programas de ação social de Anápolis servem de referência para todo o estado de Goiás.

5. O BRICS

O BRICS é um bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo teve sua primeira reunião formal em 2006, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Advertisement

5.1. A Adesão da África do Sul

A África do Sul se juntou ao bloco em 2011, durante a terceira cúpula, realizada em Sanya (China).

5.2. Três Pilares do BRICS

O diálogo entre os países se baseia em três pilares: cooperação em política e segurança, cooperação financeira e econômica, e cooperação cultural e pessoal.

Advertisement

5.3. O Objetivo do BRICS

O principal objetivo do bloco é alterar o sistema de governança global, introduzindo alternativas às instituições como o FMI e o BID para o fomento às economias emergentes.

5.4. População e PIB do BRICS

Os países do BRICS têm uma população combinada de cerca de 3,2 bilhões de pessoas e um PIB de US$ 24,7 trilhões. A China, membro do bloco, tem o maior PIB, com US$ 17,7 trilhões em 2022.

Advertisement

6. Conclusão

A participação de Goiás no seminário do BRICS ressalta a importância das políticas sociais implementadas pelo estado e o reconhecimento do impacto positivo que estas têm na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida da população.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement