Notícias
Autorização do Governo para Concessão de Exploração de Atrativos Turísticos no Parque Estadual da Serra Furada
O Parque Estadual da Serra Furada, um dos marcos naturais mais impressionantes de Santa Catarina, está prestes a passar por uma transformação significativa. O governo de Santa Catarina recentemente autorizou a concessão do parque para a exploração de atrações turísticas, que promete não apenas aumentar o fluxo de visitantes, mas também trazer melhorias significativas para a área.
O Parque e a Concessão
Foto: Adrio Centeno/IMA
Abrangendo os municípios de Grao-Para e Orleans, o Parque Estadual da Serra Furada estende-se por cerca de 1,3 mil hectares. Com a nova concessão, a iniciativa privada terá um prazo de 30 anos para promover atividades de ecoturismo e visitação no parque. Além disso, o concessionário deverá fazer investimentos obrigatórios que beneficiarão tanto o local quanto a comunidade circunvizinha.
O processo de licitação será na modalidade de concorrência, com o vencedor sendo a proposta economicamente mais vantajosa. Ainda não foi definida a data de lançamento do edital.
Impacto na comunidade e turismo
A concessão tem como objetivo viabilizar e aprimorar a visitação e o turismo ecológico, diversificar atrações, ampliar o leque de visitantes e garantir mais segurança aos usuários. De acordo com Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, essa proposta de concessão trará benefícios claros em termos de sustentabilidade e benefícios sociais.
> ‘Santa Catarina é privilegiada por suas belas paisagens e encantos naturais. Estamos abrindo novos horizontes para o turismo ecológico em nosso Estado, promovendo investimentos, preservação ambiental e a oferta de novos atrativos para visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. A proposta de concessão, com compromissos claros em sustentabilidade e benefícios sociais, tornará o Parque da Serra Furada ainda mais belo, seguro e acessível’, avalia o governador Jorginho Mello.
Melhorias propostas e investimentos
O projeto referencial do Parque Estadual da Serra Furada, elaborado sob a supervisão técnica e a orientação da Diretoria de Desestatização e Parcerias (DIDE) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), define uma série de melhorias para o espaço. Entre outras medidas, a iniciativa privada deverá providenciar a construção e instalação de centro de visitantes, restaurante, realizar adequações nas trilhas existentes, mirantes, orquidário, implementar atividades de arvorismo, tirolesa e observatório astronômico.
Benefícios para a comunidade
Sheila Meirelles, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), explica que a concessão trará mais incentivo ao lazer, ao turismo sustentável e ao desenvolvimento econômico, principalmente para as comunidades do entorno do Parque. Parte dos recursos arrecadados pela concessionária com a cobrança dos serviços retornará ao espaço.
> ‘Recebemos total apoio do governador Jorginho Mello para dar prosseguimento a esse histórico e importante processo de concessão, tendo como pilar a manutenção da conservação ambiental, e a atração de mais investimentos privados que contribuirão com o desenvolvimento sustentável e turístico no nosso Estado’, ressalta a presidente.
Considerações sobre a legislação e marcos legais
Cleverson Siewert, Secretário de Estado da Fazenda, observa que o governo considera todas as legislações e marcos legais disponíveis para a atração do capital privado em benefício do desenvolvimento do Estado. A eferror
Something went wrong. Please try again.
Para informações adicionais, acesse o site