Connect with us
desemprego2 Aumento na Taxa de Desemprego em Amapá no Segundo Trimestre de 2023 desemprego2 Aumento na Taxa de Desemprego em Amapá no Segundo Trimestre de 2023

Notícias

Aumento na Taxa de Desemprego em Amapá no Segundo Trimestre de 2023

Published

on

Porém, posso fornecer um exemplo de como seria o início desse artigo com base no artigo de referência e nas informações iniciais que você forneceu:

> ‘Amapá enfrenta um desafio crescente com o aumento das taxas de desemprego.’

Advertisement

No segundo trimestre de 2023, Amapá viu um aumento significativo em sua taxa de desemprego, chegando a 12,4%. Este dado foi revelado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comparação com outros estados

Amapá ficou em terceiro lugar na lista de estados com as maiores taxas de desemprego, atrás apenas de Pernambuco (14,2%) e Bahia (13,4%).

Advertisement

Pesquisa revela números preocupantes

De acordo com a pesquisa, há 22 mil pessoas que estão em busca de emprego há mais de dois anos na capital do estado. Este número representa um aumento de 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e de 1,0% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Taxa de Desocupação por Grupos

– Homens: 10,4%
– Mulheres: 15,1%
– Brancos: 11,3%
– Pretos: 12,3%
– Pardos: 12,6%
– Pessoas com ensino médio incompleto: 19,3%

Advertisement

Empregados com Carteira Assinada e Trabalhadores Autônomos

No segundo trimestre de 2023, o número de empregados com carteira assinada no setor privado em Amapá foi de 86 mil. Por outro lado, 31,7% da população ocupada estava trabalhando por conta própria.

# Taxa de Informalidade

A taxa de informalidade em Amapá foi de 46,1%, fazendo dele o 12º estado com a maior taxa de informalidade do país.

Advertisement

## Rendimento Médio Real do Trabalhador

O rendimento médio real do trabalhador em Amapá, no segundo trimestre de 2023, foi em média de R$ 2.529. Este valor representa um aumento em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano, quando o rendimento médio real era de R$ 2.477.

### Desemprego e Desalento

Além do total de desempregados, o estado também tem 3,8% de pessoas que são consideradas desalentadas, ou seja, aquelas que desistiram de procurar trabalho. Este número está 0,5% acima da média nacional.

Advertisement

Assim que você fornecer as palavras-chave primárias e secundárias, informações adicionais (se houver) e o tom de voz desejado para o artigo, eu poderei continuar com a escrita do restante do artigo.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement