Notícias
Aumento na inscrição de custodiados no Encceja PPL 2023 no Pará
O estado do Pará observou um aumento significativo no número de prisioneiros registrados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa privados de liberdade (Encceja PPL), em 2023.
Crescimento de 39% em relação a 2022
Em 2022, havia 3.778 prisioneiros participando da avaliação, mas em 2023, esse número aumentou para 5.282 inscritos. Isso representa um acréscimo de 39%. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em 17 de outubro.
Mais que o esperado pela Senappen
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) tinha como meta 4.400 inscrições para o Pará, mas os números atingidos foram bem mais altos. Além disso, os inscritos representam cerca de 25,26% de toda a população carcerária do Pará, que até a data da divulgação era de 20.910 custodiados.
Crescimento de 236% desde 2019
Desde 2019, o número de prisioneiros inscritos no Encceja aumentou 236%. Três unidades prisionais se destacaram em relação a 2022: o Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), com 313 inscritos, a Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI), com 281, e o Centro de Reeducação Feminino (CRF), com 272 participantes.
Centro de Recuperação Penitenciário do Pará IV (CRPP IV) tem crescimento de 266,66%
O CRPP IV do Complexo Penitenciário de Santa Isabel apresentou um crescimento de 266,66%, passando de 30 candidatos em 2022, para 110 em 2023.
# Estratégia: Conscientizar os prisioneiros
Patrícia Sales, coordenadora de Educação Prisional da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Seap, esclarece que a estratégia adotada foi de conscientizar os prisioneiros que eles têm o direito de fazer o Encceja. Isso foi feito por meio de técnicos que foram até as celas para conversar com os prisioneiros.
## União e esforço conjunto
Edvaldo de Araújo Souza, Diretor do PEM I, explica que para chegar a essa quantidade de inscritos no ENCCEJA 2023, a direção e o Setor de Reinserção Social da unidade fizeram um mutirão com os prisioneiros e seus familiares para conseguir documentos como CPFs.
### Estruturas para reinserção social
Edvaldo Souza revela que estão sendo realizadas ações estruturais que irão contribuir ainda mais com a política de reinserção social através da educação. Eles estão construindo, revitalizando e climatizando salas de aula para aumentar o número de vagas para estudo.
#### O exame
Realizado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja PPL segue os requisitos básicos estabelecidos pela legislação para o ensino fundamental e médio. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro.
As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam termo de adesão.
Nota: As estatísticas e informações fornecidas neste artigo foram retiradas de fontes confiáveis para garantir a precisão e a atualidade dos dados.
Para informações adicionais, acesse o site