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Aumento Inesperado do Pedágio na BR-163 Ignora Reação Política
Introdução
Apesar das críticas veementes vindas de diversos políticos, a CCR MSVia, concessionária responsável pela BR-163 em Mato Grosso do Sul, passou a cobrar, na sexta-feira (18), os novos valores de pedágio nas suas nove praças de cobrança, com um aumento surpreendente de 16,82%.
Anúncio do Aumento
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) havia anunciado o reajuste na última quarta-feira. O aumento é quatro vezes maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, que está em 3,99%. A ANTT autorizou que a CCR MSVia aplicasse também o IPCA do ano anterior, de 11,89%, apesar de um termo aditivo assinado em 2021 que previa o congelamento da tarifa.
Indignação Política
Este reajuste inesperado causou indignação em diversos políticos. O senador Nelsinho Trad (PSD) usou a tribuna do Senado para expressar sua desaprovação. Ele questionou por que as obrigações contratuais estavam paradas e congeladas, mas o aumento do pedágio não foi levado em conta. Ele pediu justiça e bom senso para que essa situação fosse revisada.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos) também se posicionou, classificando a medida da ANTT como totalmente incoerente. Ela cobrou explicações da ANTT, argumentando que uma das principais reclamações dos usuários da BR-163 é justamente pagar um alto valor de pedágio sem receber a contrapartida.
Reação na Assembleia Legislativa
A reação na Assembleia Legislativa foi semelhante. A deputada Mara Caseiro, de Eldorado, expressou sua indignação. Ela afirmou que a notícia foi uma surpresa e que não se pode permitir mais esse abuso.
O presidente da Casa, Gerson Claro (PP), afirmou que a Casa de Leis encaminharia um requerimento à concessionária, solicitando informações sobre multa e o cronograma de investimentos no Estado.
Convocação do Diretor-Presidente da CCR MSVia
Junior Mochi (MDB) sugeriu que o diretor-presidente da CCR MSVia seja convocado para comparecer à Assembleia para esclarecer não apenas o reajuste, mas também as questões contratuais.
Possibilidade de Instaurar uma CPI
O deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) foi além e admitiu até a possibilidade de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Responsabilidade da ANTT
Roberto Hashioka (União) atribuiu a responsabilidade à ANTT, e garantiu que os requerimentos feitos na tribuna seriam encaminhados.
Ignorando as Reações
No entanto, todas as reações foram solenemente ignoradas e os usuários estão sendo obrigados a pagar entre R$ 6 e R$ 9,10 ao longo dos 850 quilômetros entre Mundo Novo, no sul do Estado, e Sonora, no norte. Para fazer o percurso, o motorista de um carro de passeio precisa desembolsar R$ 61,50.
Falta de Transparência
No site da concessionária, que ainda não publicou os dados oficiais relativos ao desempenho financeiro do segundo trimestre do ano, existem vários alertas para que os motoristas se atentem aos novos valores.
Conclusão
A situação atual expõe um grave problema de falta de transparência e de desrespeito aos usuários da BR-163. Os políticos, embora indignados, parecem impotentes diante da decisão da CCR MSVia e da ANTT. O futuro da BR-163 e dos usuários que dependem dela para se locomover por Mato Grosso do Sul continua incerto.
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