Connect with us
pho20230731010 Aumento de Estupros e Assassinatos Policiais no Estado de São Paulo pho20230731010 Aumento de Estupros e Assassinatos Policiais no Estado de São Paulo

Notícias

Aumento de Estupros e Assassinatos Policiais no Estado de São Paulo

Published

on

Introdução

O presente artigo traz uma análise detalhada sobre o aumento dos casos de estupros e assassinatos cometidos por policiais no estado de São Paulo, entre janeiro e julho, por outro lado, houve uma queda nos casos de homicídios.

Queda nos Homicídios

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, houve uma redução de aproximadamente 10% nas vítimas de homicídios no estado. No primeiro semestre de 2022, foram registradas 1.728 vítimas, enquanto no mesmo período de 2023, o número caiu para 1.558 vítimas.

Advertisement

Acompanhamento Nacional

Essa queda nos homicídios segue uma tendência observada em todo o país nos últimos anos, conforme acompanhamento do Monitor da Violência do g1. O estado de São Paulo já apresentou resultado positivo no semestre, com destaque de queda na região Sudeste.

Aumento nos Furtos

Por outro lado, houve um aumento nos casos de furtos (sem considerar veículos) no estado. O número foi de 320.931, para 333.052 nos primeiros sete meses do ano, uma alta de 3,8%. Já os furtos de veículos subiram 3%, encerrando o período com 55.078 boletins de ocorrência.

Advertisement

Subnotificação de Estupros

Segundo a SSP, o crime de estupro é o que tem o mais alto índice de subnotificação. A coordenadora estadual Delegacias de Defesa da Mulher, dra. Jamila Ferrari, afirma que o aumento de registros indica que agora as vítimas possuem mais confiança para procurar a polícia.

Estrutura de Apoio às Vítimas

A secretaria afirma ainda que ‘SP se destaca por possuir a maior estrutura que permite que as mulheres registrem esses crimes por meio da internet 24h por dia, além de 140 DDMs e 77 salas, anexas nos plantões policiais, em que as vítimas são atendidas por videoconferência, interagindo com a equipe da DDM Online.’

Advertisement

Letalidade Policial

O Instituto Sou da Paz aponta um aumento na letalidade policial. No mês de julho, as mortes cometidas por policiais, em serviço e de folga, tiveram um aumento total de 60,6% no estado na comparação com o mesmo mês de 2022.

Crescimento da Letalidade Policial

A letalidade policial em serviço no estado de São Paulo teve crescimento de 54,2% em comparação com julho do ano anterior, e as mortes cometidas por policiais de folga tiveram um aumento de 111,1%.

Advertisement

Operação Escudo

A Operação Escudo, deflagrada em resposta à morte de um policial em serviço, deixou uma dúzia de mortos no Guarujá em um final de semana, e concretiza este abandono de uma prioridade a uma atuação mais profissional e menos violenta das polícias paulistas.

Resultados da Operação

Em 30 dias a operação prendeu 634 criminosos (240 procurados), apreendeu 905,1 quilos de drogas, além de 84 armas ilegais retiradas das ruas.

Advertisement

Revisão dos Dados na Gestão Tarcísio

Os dados criminais de 2022 devem ser analisados com cautela no comparativo com a série histórica. A gestão do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu revisar as estatísticas criminais do período de seus antecessores Rodrigo Garcia e João Doria (PSDB), após afirmar ter encontrado ‘inconsistências’ nos dados.

Transparência e Precisão das Informações

A revisão promete aumentar a transparência e precisão das informações. O governo criou um grupo de trabalho para revisar os indicadores. O grupo é composto por representantes da própria SSP e das polícias Civil, Militar e Técnico-Cientifica, e deve entregar a análise completa dos dados até dezembro deste ano.

Advertisement

Conclusão

Portanto, é fundamental que haja uma constante revisão e transparência nos dados criminais para que as políticas de segurança pública sejam cada vez mais eficientes e adequadas à realidade do estado de São Paulo. A queda nos homicídios é um sinal positivo, mas o aumento dos estupros e da letalidade policial são preocupantes e exigem atenção e medidas efetivas do poder público.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.