Connect with us

Notícias

Atraso no Repasse da Folha de Pagamento da Alego e Acusações de Retaliação

Published

on

Introdução

Como explicado no artigo de referência, recentemente houve um atraso na transferência da folha de pagamento da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Este incidente levou a acusações de retaliação pelo governador Ronaldo Caiado (UB) por parte dos deputados. O motivo para a suposta retaliação seria a insatisfação do governador com a decisão do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), de liberar a folha de pagamento antecipadamente no mês de julho.

Contexto

No dia 28 de julho, uma sexta-feira, Bruno Peixoto ordenou o pagamento da folha e posteriormente compartilhou um vídeo nas redes sociais em que anunciava que ‘tá pago, tá na conta’ e que os servidores poderiam aproveitar o final de semana ‘com o salário na mão’ (veja imagem).

Advertisement

Reação do Governador

O governador Caiado não ficou satisfeito com a atitude de Bruno, pois o acordo estabelecido entre todos os poderes era de que o pagamento aos funcionários ocorreria na mesma data, que é o último dia de cada mês. Como resultado, os demais poderes receberam seu pagamento em 31 de julho, uma segunda-feira.

Alegações de Retaliação

Na manhã de sexta-feira (1), a direção da Alego afirmou que não havia recebido o repasse do mês de agosto. Embora não tenham comentado sobre uma possível retaliação do governo, fontes do governo confirmaram que o governador havia de fato ordenado a retenção da transferência e ameaçou liberar apenas no dia 10, prazo limite para quitação dos salários.

Advertisement

Esclarecimentos da Secretaria Estadual da Economia

A Secretaria Estadual da Economia informou que havia ordenado a transferência a todos os poderes e órgãos autônomos na quinta-feira e que ‘provavelmente houve um problema operacional’, sem fornecer mais detalhes.

Resolução

O pagamento aos servidores finalmente ocorreu no início da tarde, quando Bruno postou uma foto de braços dados com Caiado anunciando a liberação. Aos colegas, o presidente disse que desconhecia o acordo entre os poderes e que quis antecipar para que os servidores tivessem o salário no final de semana, não vendo diferença entre a liberação na tarde de sexta e a manhã de segunda. Ele também minimizou o mal-estar, afirmando que as questões estavam ‘pacificadas’.

Advertisement

Reivindicações dos Deputados

Os deputados reivindicam diálogo com o governo na tentativa de aumentar o valor das emendas impositivas, como fez o Congresso. Eles chegaram a apresentar PEC para a mudança, com número de assinaturas suficiente, quando Caiado entrou em cena para barrar a proposta.

Resistência à Candidatura de Bruno Peixoto

Além disso, o jornal mostrou na quinta-feira que Caiado tem manifestado resistência à candidatura de Bruno Peixoto à prefeitura de Goiânia. A alegação é de que ele não quer abrir mão de um aliado no comando da Casa. No entanto, parte dos aliados enxerga desconforto com outras questões, incluindo a ‘afoiteza’ do presidente nas articulações.

Advertisement

Conclusão

O incidente do atraso na transferência da folha de pagamento da Alego trouxe à tona diversas questões políticas, desde a insatisfação do governador com a atitude do presidente da Alego, até reivindicações dos deputados e resistência a candidaturas políticas. Ainda que as questões pareçam ‘pacificadas’, como afirmou Bruno Peixoto, é evidente que há tensões subjacentes que podem afetar futuras decisões políticas.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.