Notícias
Associação de Empresários do Alecrim celebra duas décadas de atuação
A Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA) celebrou, na última sexta-feira (31), seus 20 anos de existência. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, prestou homenagem a diversos dirigentes e ex-dirigentes, relembrando a trajetória da associação e seu papel na revitalização do comércio do bairro.
Imagem: Cerimônia de homenagem aos ex-presidentes da AEBA
História da AEBA
Fundada em 19 de agosto de 2003, a AEBA foi criada com o objetivo de prestar serviços aos associados e representá-los. Matheus Feitosa, atual presidente da associação, explica que o papel da entidade vai além de reivindicar melhorias na infraestrutura do bairro.
> ‘É uma entidade que se comunica e reivindica as demandas de infraestrutura do bairro, mas principalmente, a de representar os empresários perante as autoridades e buscar parcerias para fortalecer o comércio do bairro’, declara.
A cerimônia de homenagem
Realizada na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL/Natal), a solenidade homenageou ex-presidentes da AEBA, assim como conselheiros e o atual corpo diretivo da associação.
Entre os homenageados estavam Pedro Campos, Ailson Carvalho e Derneval Sá (in memorian), ex-presidentes da AEBA.
> ‘Importante esse reconhecimento ao meu pai que foi um dos fundadores e presidiu a associação por dez anos, ajudando-a a se tornar forte. A AEBA tem uma importante atuação cooperativista e, na CDL, temos sempre essa parceria de lutar pelos direitos do comércio’, declarou Derneval Sá Junior, diretor da CDL e vice-presidente da AEBA, que recebeu a homenagem.
Lutas e conquistas
Feitosa destaca que a cerimônia também foi um momento para relembrar as conquistas da AEBA e as lutas que ainda estão em curso. Entre as principais reivindicações da associação está a reforma do camelódromo do bairro.
O projeto, apresentado na Câmara Municipal, propõe a readequação do espaço com ampliação do número de bancas e sua padronização, além da criação de espaços para refeições dos permissionários, banheiros, depósitos adequados para lixo e áreas de convivência.
> ‘Formamos um grupo de trabalho e vamos organizar a parte orçamentária e uma planta, maquete do projeto detalhada para a execução. Vamos procurar a bancada federal para buscar emendas e o mais interessante disso tudo é que já tivemos a aprovação do Secretário da Semsur, Irapuã Nóbrega’, destaca o presidente da AEBA.
Reconhecimento da sociedade
O vereador Kleber Fernandes (PSDB), propositor da sessão solene, ressaltou o papel da AEBA na defesa dos interesses econômicos e sociais do bairro do Alecrim.
> ‘Está sempre buscando a interlocução com a sociedade e com representantes de todos os poderes, não se limitando somente aos empresários, mas também lutando pelo ordenamento, segurança, estrutura do bairro’, frisou o parlamentar.
O prefeito Álvaro Dias, que compareceu à cerimônia, também fez questão de reconhecer a importância da associação para o bairro do Alecrim.
> ‘Representa uma série de empresários que se unem, que pensam, que discutem, que apresentam propostas, soluções e inovações, para o bairro do Alecrim. Eles têm dado uma contribuição muito importante para a preservação da infraestrutura histórica do Alecrim’, disse o chefe do Executivo municipal.
Parcerias estratégicas
A AEBA também conta com parcerias estratégicas para fortalecer sua atuação. José Lucena, presidente da CDL/Natal, destaca o papel da associação para que o setor seja ouvido.
> ‘Essa tem sido a AEBA: ser a voz de milhares de empreendedores e moradores do bairro, junto ao poder público e a sociedade civil. Que venham muitos anos de trabalho, afinal precisamos ainda melhorar muitas coisas no bairro, para que a economia e o comércio possam crescer ainda mais, e gerar divisas para nossa cidade’, destacou Lucena.
Outra parceria importante da AEBA é com a Fecomercio RN.
> ‘São 20 anos, fruto de trabalho e da dedicação de lideranças engajadas, que conhecem a realidade e os desafios da região. Através da Fecomercio, tive o privilégio de atuar em parceria com a AEBA em diversas ocasiões, levando as ações do Sesc e do Senac para perto de quem vive e trabalha no Alecrim’, relembrou Marcelo Queiroz, presidente da Federação.
Para informações adicionais, acesse o site