Notícias
As Boas Infraestruturas Transformam a Realidade e Melhoram a Qualidade de Vida, Afirma Secretário
A infraestrutura eficaz tem o poder notável de transformar a realidade e melhorar a vida das pessoas. A observação é de Marcelo de Oliveira, Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
Infraestrutura e Desenvolvimento Socioeconômico
Marcelo ressalta que, quando bem implementadas, as obras de infraestrutura mudam a realidade e melhoram a qualidade de vida da população. Segundo ele, as melhorias também contribuem para o crescimento socioeconômico do estado.
>’Mato Grosso é o estado que mais cresce no país. Cada rodovia que asfaltamos, em pouco tempo, se transforma em uma nova fronteira para nossa produção. Não se trata apenas de asfaltar rodovias. É necessário integrar os modais, auxiliar no crescimento do estado e no bem-estar da população, oferecendo uma infraestrutura de qualidade’, observa Marcelo.
## Desafios da Sinfra
A Sinfra tem a missão de concluir a implantação de 5.500 quilômetros de asfalto novo até o final da gestão, em 2026. O secretário também comentou sobre as importantes obras realizadas na capital.
Asfaltamento e Metas
Questionado sobre o asfaltamento como uma das metas do governo, Marcelo explica que é fundamental investir em asfalto porque todos os cidadãos têm direito de transitar por rodovias de boa qualidade e realizar seus deslocamentos com tranquilidade.
>’A boa infraestrutura muda a realidade e melhora a vida das pessoas, por isso as estradas são importantes para todos. Elas são utilizadas pelo estudante que vai para a escola, pelo paciente que precisa ir fazer um tratamento médico, pelo agricultor que precisa escoar sua produção, pelo turista que está em lazer, mas principalmente, por todo o cidadão que tem garantido o seu direito de ir e vir’, afirma Marcelo.
Interligação de Municípios
Um dos grandes desafios da Sinfra era interligar os municípios que não tinham nenhum tipo de acesso por rodovia pavimentada. Atualmente, o órgão já conseguiu interligar diversas dessas cidades por ruas asfaltadas.
Contribuições à Capital
Quando questionado sobre a principal melhoria que o Estado leva aos cuiabanos, Marcelo destaca os investimentos em mobilidade, como o Sistema BRT, a nova ponte no Parque Atalaia e a Avenida Parque do Barbado. Além disso, ele menciona a construção de dois grandes hospitais na capital.
Obras da Copa do Mundo de 2014
A Sinfra também trabalhou para concluir as obras da Copa do Mundo de 2014 e teve de consertar algumas que foram mal executadas. Marcelo afirma que todas as obras já tiveram um andamento significativo.
Pontes de Concreto no Interior do Estado
No interior do estado, a Sinfra executa um programa de implantação de pontes de concreto para auxiliar na logística, com meta de entregar 273 pontes até 2026. Marcelo destaca o impacto dessas pontes para a população do interior.
Iluminação LED para os Municípios
Outro programa da Sinfra é o MT Iluminado, por meio do qual o Estado entrega lâmpadas de LED para os municípios mato-grossenses. Marcelo ressalta que as luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis do que as de vapor de sódio.
Primeira Ferrovia Estadual
Durante a gestão atual, o Governo do Estado autorizou a primeira ferrovia estadual, que já está sob concessão da Rumo Logística. Marcelo afirma que esse novo modal impulsionará o desenvolvimento de Mato Grosso.
Sistema BRT
O BRT é um assunto que está na alçada da Sinfra e que ainda gera dúvidas na população. Marcelo esclarece que o BRT não é apenas um veículo articulado, mas um sistema de transporte com diversas características que garantem viagens mais rápidas para os passageiros.
Desafios Futuros da Sinfra
Por fim, Marcelo destaca que o desafio da Sinfra é conseguir acompanhar o desenvolvimento de Mato Grosso e, mais do que isso, ser protagonista deste desenvolvimento.
>’Somos o Estado que mais cresce no país. Cada rodovia que asfaltamos, em pouco tempo se transforma em uma nova fronteira para a produção. Por isso eu sempre destaco o trabalho realizado pela equipe de planejamento da Sinfra. Porque não se trata apenas de asfaltar rodovias, ou construir pontes. É preciso integrar todos os modais, o rodoviário, o ferroviário e o aeroviário, criar novas rotas, auxiliar no crescimento do Estado e no bem-estar da população, oferecendo uma infraestrutura de qualidade’, conclui Marcelo.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.