Notícias
As bases do futebol do Rio Grande do Norte – um panorama
Introdução
No mundo do futebol, a construção de uma equipe de alta performance começa nas categorias de base. No entanto, em alguns estados brasileiros, como o Rio Grande do Norte (RN), essas bases parecem ter sido negligenciadas.
A situação das categorias de base no RN
A recente derrota do Alecrim, um tradicional time do RN, por 7 a 1 para o CSA, no Sub-20 do Campeonato Brasileiro, revela a triste realidade dessas categorias(https://fnf.org.br/). As categorias Sub-12, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 estão sendo ignoradas pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), a entidade responsável por organizar competições durante todo o ano.
Ao não promover essas competições, a FNF acaba prejudicando os clubes do RN, que encontram dificuldades para formar jogadores nas suas categorias de base. Isso resulta em inúmeras contratações erradas de jogadores sem a devida qualidade.
O projeto SAF e o investimento da empresa Doze
Em meio a esta realidade, surgem algumas notícias positivas. Recentemente, foi anunciado que a empresa Doze, do lateral Marcelo, do Fluminense, será uma das investidoras da Hype S/A. Esta última será a parceira do América no projeto Sociedade Anônima do Futebol (SAF), uma iniciativa que visa profissionalizar ainda mais o futebol brasileiro.
Este investimento não poderia ter chegado em melhor hora, já que o América está prestes a ter uma reunião crucial com os representantes da Hype S/A. A entrada da empresa Doze no projeto SAF certamente dará mais credibilidade ao processo, algo que os torcedores do América aguardam ansiosamente.
A importância da qualidade sobre a quantidade
Enquanto isso, no cenário nacional, o São Paulo conseguiu eliminar o Corinthians e garantiu sua vaga na final da Copa do Brasil. Esse feito é significativo, uma vez que até pouco tempo atrás, muitos criticavam o elenco do tricolor paulista por ser inchado e de baixa qualidade.
No entanto, com a contratação de apenas dois jogadores, Lucas Moura e James Rodriguez, a situação mudou completamente. Esta é uma lição importante para os clubes do RN: ao contratar jogadores de qualidade, a dinâmica da equipe pode mudar drasticamente.
Torcida fiel ao ABC
No ABC, um dos maiores clubes do RN, a situação é complicada. Apesar do discurso otimista da equipe de marketing do clube, muitos torcedores já não acreditam mais na possibilidade de permanência na série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, muitos ainda vão ao estádio por amor ao clube, mostrando a paixão do torcedor potiguar pelo futebol.
Desespero por empregos
Em meio a esta situação, há uma crescente demanda por empregos na área do futebol. Muitos estão implorando por vagas para seus amigos professores, revelando um cenário de desespero e falta de oportunidades no meio futebolístico potiguar.
Recorde de público na série C
Apesar das dificuldades, a torcida do América está determinada a bater o recorde de público na série C do Campeonato Brasileiro. Até o momento da escrita deste artigo, já haviam sido vendidos quase 15 mil ingressos para a próxima partida contra a Aparecidense.
Expectativa para a próxima partida
Para a partida contra a Aparecidense(https://agorarn.com.br/ultimas/america-vende-12-mil-ingressos-jogo-serie-c/), o técnico Dado Cavalcante não deve pedir calma e paciência à torcida. Pelo contrário, a equipe deve entrar em campo determinada a vencer, pressionando o adversário desde o início.
As voltas que a vida dá
Para finalizar, é interessante observar o caso de Dorival Junior, ex-técnico do Flamengo que foi demitido há menos de um ano. Agora, no comando do São Paulo, Dorival tem a chance de se sagrar bicampeão da Copa do Brasil justamente contra o clube que o demitiu.
Considerações finais
A situação do futebol no RN é complexa e repleta de desafios. No entanto, com investimento, planejamento e a paixão dos torcedores, é possível superar os obstáculos e fortalecer ainda mais o futebol potiguar.
Para informações adicionais, acesse o site