Notícias
As Atrações de Setembro no Cineteatro Louletano
Em setembro, o Cineteatro Louletano traz uma série de eventos que prometem agitar a cidade de Loulé. De peças teatrais a concertos musicais, passando por oficinas criativas e sessões de cinema, a programação é diversificada e de alta qualidade.
‘Noite de Reis’: Comédia de Shakespeare
A renomada peça de Shakespeare, ‘Noite de Reis’, é a primeira atração da programação de setembro. A comédia, apresentada pela companhia Teatro do Elétrico, promete arrancar risos e emoções do público nos dias 9 e 10 do mês. A sessão de 17h do dia 10 contará com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Língua Gestual Portuguesa.
Concertos para Bebês
No dia 10, ainda, a Companhia Musicalmente apresentará os Concertos para Bebês. A proposta, chamada de ‘Novo Solista, Lábios que Dançam’, dá protagonismo à harmônica e, é claro, aos bebês que são participantes ativos. As apresentações ocorrerão no Auditório do Solar da Música Nova, às 10h e às 11h30.
Filme Francês do Mês
A programação do Cineteatro Louletano também inclui sessões de cinema. No dia 12, às 21h, será retomado o ciclo ‘Filme Francês do Mês’. O filme da vez é ‘Just Kids’, uma comédia dramática que fala sobre superação de tragédias com a força e energia da juventude.
Oficina ‘Vivência com a Tribo’
Nos dias 14 e 15, a diretora Tânia Farias conduzirá a Oficina ‘Vivência com a Tribo’. O evento faz parte do processo criativo de ‘Sobre Rosas e Margaridas’, da companhia Folha de Medronho. As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected].
Festival de Artes Performativas
O Festival de Artes Performativas, promovido pela Corpo de Hoje, terá início no dia 16, com a peça ‘Desdobrável’. Trata-se de um concerto de música improvisada, que será realizado no Auditório do Solar da Música Nova, às 19h.
Estreia de ‘Campo Força Chama’
No mesmo dia, às 21h, o Cineteatro Louletano será palco da estreia de ‘Campo Força Chama’. A peça de dança, de autoria de Josefa Pereira, é resultado de uma residência artística em Loulé, integrada ao Projeto Casa.
Projeto CASA
O Projeto CASA é uma iniciativa do Cineteatro Louletano, do Espaço do Tempo e do Centro Cultural Vila Flor, destinada ao estímulo da criação nas áreas de dança, teatro e performance. O projeto busca contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos criadores nacionais ou residentes em Portugal, incentivando a experimentação e renovação das linguagens de palco.
Teatro e Concerto
No dia 17, haverá apresentação teatral de ‘Espanto’, no CECAL – Centro de Cultura e Artes de Loulé. A peça é parte do Festival de Artes Performativas. À tarde, às 17h, haverá concerto da banda ‘The Lemon Lovers’, no Auditório do Solar da Música Nova.
Conversas à Quinta
As ‘Conversas à Quinta’ retornam no dia 21, às 21h. Trata-se de um momento em que o público pode interagir mais de perto com artistas ou criadores. Desta vez, a conversa será com os impulsionadores do Projeto CASA.
Oficina de Dança
De 22 a 30, o Cineteatro promove uma oficina de Dança, inserida no Festival de Artes Performativas Corpo de Hoje. A oficina será na aldeia da Tor, em Loulé, mais especificamente na Ponte Medieval.
Espetáculo ‘Dois Irmãos’
No dia 23, às 19h, no CECAL – Centro de Cultura e Artes de Loulé, novo espetáculo integrado no Festival. ‘Dois Irmãos’, de Alex & Pedro Russo, é uma performance-instalação sobre a memória como motor daquilo que somos enquanto indivíduos.
Concerto com a Orquestra de Jazz do Algarve
No dia 24, um grande concerto com a Orquestra de Jazz do Algarve, que traz como convidada a cantora de jazz norte-americana Jane Monheit.
Oficina de Teatro
De 26 a 28 de setembro, haverá uma oficina de Teatro, ligada à peça ‘Noite de Verão’, que será apresentada em Loulé no dia 28 de outubro. A oficina é voltada para as escolas secundárias do concelho de Loulé.
Performance ‘Migrar’
No dia 28, a Companhia Amarelo Silvestre apresentará ‘Migrar’, uma performance que percorre a cidade de Loulé.
Oficina pelo Teatro Nova Europa
No dia 29, o Cineteatro Louletano promoverá uma oficina pelo Teatro Nova Europa, destinada ao público adulto interessado por teatro.
Teatro: ‘Se eu fosse Nina’
No dia 29, ainda, será apresentada a peça ‘Se eu fosse Nina’, de Rita Calçada Bastos, com interpretação da atriz Carla Maciel.
Dança: ‘Interferências vol.7’
No último dia do mês, o destaque vai para a dança, com a performance ‘Interferências vol.7’, de Ana Borges. A apresentação será na Ponte Medieval da Tor, em Loulé, às 19h, com música ao vivo.
Para informações adicionais, acesse o site