Connect with us
Vinte cidades com mais empregos0014734500202308160909 As 20 Cidades Brasileiras com Mais Criação de Empregos Vinte cidades com mais empregos0014734500202308160909 As 20 Cidades Brasileiras com Mais Criação de Empregos

Notícias

As 20 Cidades Brasileiras com Mais Criação de Empregos

Published

on

Imagem de Morada de Laranjeiras, na Serra, município líder em criação de empregos no Espirito Santo em 6 meses

Introdução

Um estudo recente da Consultoria LCA, analisando o ‘mapa do emprego’ no Brasil, revelou as 20 cidades do Espírito Santo que mais geraram vagas de trabalho no primeiro semestre deste ano, considerando o número de habitantes. Vamos descobrir quais são elas e entender os fatores que contribuíram para este crescimento.

Advertisement

Metodologia do Estudo

O estudo foi realizado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, portanto, inclui apenas o mercado de trabalho formal. A análise levou em conta a relação entre a criação de postos de trabalho e o tamanho da população, já que municípios mais populosos tendem a apresentar saldos líquidos maiores de criação de emprego, embora nem sempre seja um valor representativo para a dinâmica local.

Os Municípios com mais Oportunidades

Os municípios que mais se destacaram na criação de oportunidades foram Serra, Vitória, Linhares, Aracruz, Itapemirim, Cariacica, Vila Velha, Barra de São Francisco, Sooretama, Cachoeiro de Itapemirim, Jaguare, Nova Venécia, Pinheiros, Vila Valério, São Mateus, Viana, Marataízes, Boa Esperança, Alegre e Ibatiba, nesta ordem.

Advertisement

A Proporção de Vagas por População

Quando a proporção das vagas por população é avaliada, Sooretama lidera com 4,5%, seguida por Itapemirim, com 3,8%. Serra tem 0,9%, Vitória, 1,3%, Linhares, 1,6%, e Aracruz, 2,8%.

Avaliação dos Especialistas

Segundo o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, o resultado de destaque nacional já era esperado, até mesmo pelo desempenho apresentado nos dados do Caged nos últimos anos. ‘De janeiro de 2020 a junho deste ano, o saldo acumulado é de mais de 130 mil novos postos de trabalho no Estado, segundo o Caged, com crescimento em todos os setores econômicos’, afirma.

Advertisement

Setores Econômicos em Crescimento

Os setores econômicos que apresentaram maior crescimento foram serviços, comércio, construção, indústria e agropecuária. Lira destaca que o Estado vem apresentando dados crescentes e cita que entre janeiro e junho deste ano o saldo de criação de empregos é próximo de 30 mil.

A Importância dos Investimentos do Governo

O diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, ressalta que o Estado e estes municípios vêm apresentando esses números devido às contas equilibradas e aos investimentos feitos pelo governo do Estado nos últimos anos, com valores recordes em todas as cidades capixabas.

Advertisement

Avaliação dos Economistas

Os economistas afirmam que os números positivos na criação de empregos são reflexos da estabilidade econômica do Estado e também as características que fizeram as primeiras cidades da lista a criarem mais oportunidades.

As Cidades que Mais Criaram Vagas de Emprego

Segundo o levantamento da consultoria econômica LCA, as cidades da Serra, Vitória, Linhares, Aracruz e Itapemirim, nesta ordem, foram as que mais criaram vagas de emprego neste ano. Os dados são referentes ao primeiro semestre.

Advertisement

1. Serra: 4.855 vagas formais criadas
2. Vitória: 4.063 vagas formais criadas
3. Linhares: 2.637 vagas formais criadas
4. Aracruz: 2.614 vagas formais criadas
5. Itapemirim: 1.512 vagas formais criadas

O levantamento completo, incluindo todas as 20 cidades, pode ser encontrado aqui(https://tribunaonline.com.br/).

Advertisement

Conclusão

Os números positivos na criação de empregos refletem a estabilidade econômica do Estado e a eficácia dos investimentos feitos pelo governo. O equilíbrio nas contas públicas e os investimentos estratégicos em setores de crescimento foram essenciais para alcançar esses resultados. As cidades que se destacaram têm potencial para continuar a liderar a criação de empregos no futuro, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

Fonte: Consultoria LCA/Caged.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement