Connect with us
1 sem nome 1024 670 px 14 29018920 Arroxa o Nó Conquista o Prêmio Nacional Arraiá Brasil 1 sem nome 1024 670 px 14 29018920 Arroxa o Nó Conquista o Prêmio Nacional Arraiá Brasil

Notícias

Arroxa o Nó Conquista o Prêmio Nacional Arraiá Brasil

Published

on

O grupo folclórico Arroxa o Nó, originário do Distrito Federal, alcançou a gloriosa vitória no 8° Concurso Nacional de Quadrilhas Arraiá Brasil. O festival, organizado pela Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e arredores, contou com a presença de grupos de vários estados brasileiros, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no estacionamento da Administração Regional do Paranoá.

O Espetáculo Vencedor

Na madrugada de segunda-feira (7/8), com as arquibancadas lotadas, a Arroxa o Nó apresentou o espetáculo ‘Quem souber o que acontece, diga logo, foi ou não foi?’. A encenação mergulhou na cultura popular pernambucana através da manifestação do ‘boi-bumbá’. Com um repertório musical marcante que transitou entre os ritmos ciranda, coco, xaxado, forró, caboclinho e frevo, o grupo conquistou o público.

Advertisement

A Quadrilha Arroxa o Nó

O Arroxa o Nó, sediado no Paranoá, agitou as arquibancadas com uma apresentação de tirar o fôlego. ‘Mesmo com horário elevado, tivemos um grande público presente, emanando energia positiva. Foi, sem dúvidas, uma das apresentações mais marcantes que fizemos’, afirmou Jadson Castro, diretor de comunicação da quadrilha.

A Noite Inesquecível

A noite da apresentação vai ficar gravada no coração de todos os integrantes da Arroxa o Nó e, principalmente, da noiva do grupo, Ingrid Lohani. ‘Entrar e fazer uma boa apresentação foi muito gratificante. Esse título para a gente foi como uma recompensa de uma temporada leve e cheia de emoções. Eu viveria esse dia um milhão de vezes’, afirmou Ingrid.

Advertisement

O Desafio do Boi

Carregar a estrutura de quase 20 quilos do boi, protagonista do espetáculo da Arroxa o Nó, não é uma tarefa fácil. Para o quadrilheiro João Paulo Cavalcante, interpretar o personagem foi o maior desafio que já viveu no movimento junino. ‘Eu nunca imaginei que eu pudesse conseguir fazer isso. Eu achava que era completamente difícil e que o boi era pesado. Tem gente que acha que é fácil, mas demanda muito trabalho’, confessou João Paulo.

Um Espetáculo de Dança, Coreografia e Efeitos Visuais

O grupo entrou no arraial com aproximadamente 100 pessoas, entre dançarinos, personagens e produção. A apresentação foi marcada por muita dança, jogos coreográficos, animação e efeitos visuais. De acordo com a produção do espetáculo, foram utilizadas 38 bombas de papel picado, 16 de chuva de prata, 32 de fogos e 10 de fumaça.

Advertisement

Dedicação ao Troféu

O troféu conquistado foi dedicado à fundadora do grupo, Dona Lourdes, que faleceu em 2019, vítima de complicações de um câncer. O filho dela, Wagner Teixeira, atual presidente, conta que o último desejo da mãe era que a quadrilha continuasse em pé. ‘Ser campeã do Arraiá Brasil, principalmente em nossa cidade, foi um momento único. Nos últimos dias de vida, ela pediu para o grupo não acabar e não vir feio. Pediu para manter a honra da quadrilha viva.’, relembrou Wagner Teixeira.

> ‘Ganhar o Arraiá Brasil é reviver e sentir a Dona Lourdes no arraial. Tenho certeza que minha mãe está muito feliz onde quer que ela esteja.’ – Wagner Teixeira

Advertisement

O Apoio ao Evento

Mais de 40 mil pessoas estiveram no evento, que contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECECDF), da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ), do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Administração Regional do Paranoá.

A Classificação Geral do Arraiá Brasil

A classificação geral do Arraiá Brasil ficou da seguinte maneira:

Advertisement

1. Arroxa o Nó (DF) – 419,4
2. Fogo no Rabo (PA) – 419,0
3. Pizada da Butina (TO) – 419,0
4. Mandacaru do Sertão (PI) – 418,9
5. Uai São João (GO) – 418,4
6. Encanto do Oeste (BA) – 416,3
7. Os de Fora (MT) – 416,2
8. São Mateus (MG) – 415,4
9. Junina Sai de Baixo (MA) – 415,3
10. Ubando (PB) – 413,8
11. Matutos na Roça (AC) – 413,4
12. Ribuliço (DF) – Desclassificada
13. Araquem (RJ) – Desclassificada

Conclusão

A vitória da Arroxa o Nó no Arraiá Brasil mostra a força e a beleza da cultura popular brasileira. Cada detalhe, cada gesto, cada passo de dança reflete a dedicação e o amor pelo que fazem. E, sem dúvida, Dona Lourdes, onde quer que esteja, está muito orgulhosa.

Advertisement

Últimas Notícias

Para mais informações sobre o Arraiá Brasil e outros eventos culturais, acesse nosso BLOG(https://www.blog.com.br/).

Gostou da matéria? Compartilhe e deixe sua opinião nos comentários!

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.