Notícias
Argentina e a Nova Era BRICS – Alberto Fernández e a Integração Global
Introdução
Em uma recente notificação pública no dia 24 de agosto, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, expressou seu entusiasmo e otimismo em relação à entrada da Argentina no BRICS, um bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Argentina e BRICS: Uma Nova Aliança
Fernández expressou sua crença de que a inclusão da Argentina no BRICS abre novas oportunidades para seu país. ‘Fazendo parte do BRICS, nos fortalecemos e não excluímos outras instâncias de integração, principalmente nossa orgulhosa participação no sistema multilateral da ONU’, disse Fernández.
Por que BRICS?
Fernández explicou a decisão da Argentina de se juntar ao BRICS como uma resposta ao contexto global desafiador. O presidente argentino acredita que o bloco ocupa uma posição crucial nos cenários geopolítico e financeiro, tornando-o um importante referencial em um mundo em desenvolvimento.
Adesão Formal ao BRICS
As declarações de Fernández foram feitas algumas horas após a adesão formal da Argentina ao BRICS. Além da Argentina, o bloco aceitará mais cinco novos membros a partir de janeiro de 2024, incluindo a Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã.