Notícias
Anielle Franco e Carlos Lupi – Novos membros do conselho de administração da Tupy
Anielle Franco e Carlos Lupi, ministros da Igualdade Racial e Previdência Social, respectivamente, são os mais novos membros do conselho de administração da metalúrgica Tupy (TUPY3). Ambos foram indicados pela BNDES Participações S.A, a BNDESPAR, que possui 28,1% das ações da empresa.
Novos papéis na Tupy
A Tupy, avaliada em cerca de R$ 4 bilhões na bolsa, anunciou as adições ao conselho por meio de um comunicado relevante na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). (https://www.seudinheiro.com/2023/bolsa-dolar/bndes-copel-cple6-novo-mercado-da-b3-privatizacao-assembleia-vinp/)
Franco e Lupi substituirão Carla Gaspar Primavera e Fabio Rego Ribeiro que renunciaram aos cargos. Os salários anuais dos membros do conselho da Tupy em 2021 chegaram a R$ 1 milhão, mas os valores a serem recebidos pelos novos membros não foram divulgados.
Quem é Anielle Franco?
Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, é jornalista formada pela Universidade Central da Carolina do Norte e possui um doutorado em linguística aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Reconhecida por sua atuação como ativista de questões de raça e gênero no Brasil, Anielle Franco também é fundadora do Instituto Marielle Franco, que desenvolve projetos com meninas e mulheres negras periféricas.
Carlos Lupi e seu histórico
Carlos Lupi, atual ministro da Previdência Social, já comandou o Ministério do Trabalho e Emprego durante o governo Dilma. Ele é formado em administração e já foi membro do conselho de administração do BNDES.
Lupi deixou o cargo no governo Dilma após a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendar sua saída, devido a um envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro por meio de contratos com ONGs.
Outros acionistas da Tupy
Além da BNDESPAR, outra parcela significativa das ações da Tupy, 24,8%, está ligada ao governo por meio da Previ, caixa de previdência dos funcionários do Banco do Brasil.
A gestora Trígono, especializada em small caps, empresas de menor porte listadas na B3, é outro acionista relevante, com 10% do capital da Tupy.
Conclusão
A indicação de Franco e Lupi para o conselho da Tupy marca um novo capítulo para a empresa. No entanto, três conselheiros da Tupy abstiveram-se na votação para a aprovação dos nomes dos ministros, indicando que há alguma controvérsia em torno da decisão.
Compartilhe este artigo(https://www.seudinheiro.com/2023/empresas/anielle-franco-e-calos-lupi-indicados-tupy-bdap/)
![Whatsapp(https://assets.seudinheiro.com/app/themes/seudinheiro/img/compartilhar/Whatsapp.png) ](https://api.whatsapp.com/send?text=https%3A%2F%2Fwww.seudinheiro.com%2F2023%2Fempresas%2Fanielle-franco-e-calos-lupi-indicados-tupy-bdap%2F%3Fxpromo%3DXD-MI-SDW-MTSD-BWHATS-X-WHATS-X-X-X%26utmsource%3DSDW%26utmmedium%3DWHATS%26utm_campaign%3DXD-MI-SDW-MTSD-BWHATS-X-WHATS-X-X-X)
Para informações adicionais, acesse o site