Notícias
Alma Mineira – A Marca de Vinhos de Inverno que Chega ao Mercado em 2024
Alma Mineira, uma marca inédita de vinhos de inverno, está se preparando para ingressar no mercado consumidor a partir de 2024. A empresa, localizada na região sul de Minas Gerais, é propriedade do engenheiro agrônomo Welles Pascoal.
Origem da Alma Mineira
Welles Pascoal, um apaixonado por uvas e vinhos, visitou vinícolas em todo o mundo durante seus 38 anos de trabalho em uma multinacional norte-americana. Ao se aposentar, ele decidiu investir em algo que lhe trouxesse satisfação e preenchesse seu tempo. Inicialmente pensou em um laticínio, mas após pesquisas, percebeu que sua verdadeira paixão estava no mundo dos vinhos. Foi aí que surgiu a ideia da Alma Mineira.
A Transformação do Café para o Vinho
A região de Senador José Bento, onde a vinícola se localiza, é uma tradicional produtora de café. No entanto, nos últimos anos, tem se destacado como um novo polo vitivinícola, graças à técnica de dupla poda da videira, propagada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
A Técnica da Dupla Poda da Videira
A técnica de dupla poda da videira consiste em inverter o ciclo produtivo da planta, realizando duas podas anuais – em janeiro e agosto. Isso permite alterar o período de maturação e colheita das uvas para o inverno, quando o clima na região sudeste é mais seco e com menor incidência de chuvas.
> ‘A prática começou a ser testada pela Epamig e produtores no início da década de 2000 e tem resultado em vinhos de elevada qualidade’ – Welles Pascoal.
A Expansão da Vitivinicultura no Brasil
Os vinhos de inverno produzidos no Sudeste do Brasil têm padrão de qualidade reconhecido em concursos nacionais e internacionais. Isso tem chamado a atenção do setor produtivo, que vem investindo na formação de novos vinhedos e na construção de vinícolas. Hoje, já encontramos vinhedos em diferentes regiões de Minas, além de áreas produtoras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A Jornada da Alma Mineira
Welles Pascoal começou o plantio de videiras com o objetivo de produzir vinhos para seu próprio consumo. No entanto, seu amor pela cultura do vinho o levou a expandir sua visão. Hoje, na propriedade situada numa área com altitude entre 800 e 950 metros, são cultivadas uvas Syrah, Sauvignon Blanc e Cabernet Franc.
Futuros Planos da Alma Mineira
Pascoal planeja plantar Marselan, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Viognier no próximo ano. Ele também tem planos de abrir um hotel boutique e um restaurante em 2024, com o objetivo de criar uma estrutura para o enoturismo.
> ‘Queremos produzir cerca de 100 mil garrafas por ano e ser reconhecidos pela qualidade e excelência de nossos produtos’ – Welles Pascoal.
Investindo em Uvas Finas
O proprietário da Alma Mineira ressalta que investir no cultivo de uvas finas e na construção de uma vinícola tem um custo bastante alto. Por isso, é importante buscar apoio e informações em instituições qualificadas e confiáveis.
O Apoio da Epamig
A Epamig tem sido uma grande aliada de Pascoal. A empresa oferece apoio aos vitivinicultores que estão iniciando na atividade, por meio da difusão de tecnologias, publicações, dias de campo e eventos técnicos.
Conclusão
Welles Pascoal está confiante no sucesso da Alma Mineira e no crescimento do enoturismo na região. Com o apoio do governo e de instituições como a Epamig, ele acredita que a iniciativa privada também investirá no setor.
> ‘Eu não estaria colocando o dinheiro que eu coloquei aqui se eu não tivesse confiança neste momento e nestas ações’ – Welles Pascoal.
Para informações adicionais, acesse o site