Notícias
Adeus à era de juros baixos? Mercado começa a precificar mundo com taxa de 5%
A economia global está em um ponto de virada. O cenário de juros baixos, que se tornou a norma após a crise financeira de 2008, pode estar chegando ao fim. Operadores de títulos ao redor do mundo estão começando a precificar um mundo com uma taxa de 5%, um nível que não era visto desde antes da crise.
A resistência surpreendente da economia dos EUA
A economia dos Estados Unidos demonstrou uma resistência surpreendente, apesar da dívida e dos déficits crescentes. As preocupações de que o Federal Reserve mantenha as taxas de juros altas por um período prolongado estão levando os rendimentos dos títulos do Tesouro de mais longo prazo de volta aos níveis mais altos em mais de uma década.
O ‘novo normal’ no mercado do Tesouro
Investidores começam a repensar o que será o ‘novo normal’ no mercado do Tesouro. No Bank of America, os estrategistas estão alertando os investidores para se prepararem para o retorno ao ‘mundo dos 5%’ que prevalecia antes da crise financeira.
Figura 1: O ‘mundo dos 5%’ que prevalecia antes da crise financeira global de 2008
Aumento dos rendimentos futuros
O aumento dos rendimentos futuros para níveis mais altos em 15 anos levou os títulos a entregar aos investidores uma perda de 1,2% em seu valor neste ano. Empresas como a BlackRock e a Pacific Investment Management Co., a Pimco, afirmam que a inflação pode permanecer obstinadamente acima do alvo de 2% do Fed, deixando espaço para que os rendimentos de longo prazo subam ainda mais.
A inflação como um risco
A inflação está sendo vista como o principal risco. Muitos acreditam que um cenário de soft landing deixará a inflação como o risco dominante. As autoridades expressaram preocupação de que mais aumentos de juros ainda possam ser necessários.
A situação dos títulos
Os rendimentos dos títulos do Tesouro tiveram um aumento pelo sexto dia consecutivo, com os títulos de referência de 10 anos subindo para 4,33%. Os rendimentos de trinta anos atingiram 4,42%, um recorde em 12 anos.
Figura 2: Aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro
Mudanças econômicas
Mudanças econômicas mais amplas também estão gerando especulações de que as taxas baixas foram uma anomalia. Entre elas, estão dados demográficos que podem pressionar e aumentar os salários à medida que os trabalhadores idosos se aposentam, um afastamento da globalização e o esforço para combater o aquecimento global.
Prêmios mais altos
‘As pessoas vão precisar de mais prêmios de prazo para adquirir títulos de longo prazo’, disse Kathryn Kaminski, estrategista-chefe de pesquisa e gerente de portfólio do AlphaSimplex Group. Mesmo com o recente aumento nos rendimentos, esse prêmio ainda não voltou, permanecendo negativo.
Bancos Centrais
Há uma grande mudança em andamento nos bancos centrais do mundo. Durante anos, eles mantiveram as taxas de juros bem abaixo da taxa considerada neutra para estimular suas economias e afastar o risco de deflação. Isso está sendo invertido agora.
Conclusão
A era de juros baixos parece estar chegando ao fim, com o mercado começando a precificar um mundo com uma taxa de 5%. Se essa tendência continuar, os investidores terão que se adaptar a um novo normal no mercado do Tesouro.
Para informações adicionais, acesse o site