Connect with us
Operacao Linguas Sujas autua BRK por crime ambiental Ação Fiscalizatória em Maceió - A operação Línguas Sujas" em ação " Operacao Linguas Sujas autua BRK por crime ambiental Ação Fiscalizatória em Maceió - A operação Línguas Sujas" em ação "

Notícias

Ação Fiscalizatória em Maceió – A operação Línguas Sujas” em ação “

Published

on

A Prefeitura de Maceió, através da Operação Línguas Sujas, vem realizando ações de fiscalização em toda a capital. A iniciativa busca assegurar o cumprimento dos princípios do Código Municipal de Meio Ambiente e, na última segunda-feira, flagrou uma irregularidade cometida pela BRK Ambiental, uma concessionária de água e saneamento básico.

A infração cometida pela BRK Ambiental

Durante uma inspeção de rotina, os técnicos da prefeitura detectaram o despejo irregular de esgoto no Riacho Salgadinho, uma infração que viola a Lei Municipal Nº 4.548/96. De acordo com o artigo 113 dessa lei, é ‘proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais’.

Advertisement

A BRK Ambiental foi autuada e notificada pela infração, tendo um prazo de cinco dias para apresentar sua defesa na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A importância da fiscalização

Para Marcos Cavalcanti, secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, ações de fiscalização como esta são vitais para a manutenção da qualidade ambiental em Maceió. Ele ressaltou a dedicação da Semurb na tarefa de fiscalização, autuando sempre que identifica os responsáveis por irregularidades.

Advertisement

> ‘Infelizmente, as ações da Operação Línguas Sujas estão constatando que uma das maiores poluidoras de Maceió é a empresa encarregada do fornecimento de água e saneamento básico para a cidade’, afirmou o secretário.

Como foi descoberta a infração

Segundo Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra, a infração só foi descoberta graças ao trabalho minucioso de inspeção realizado pela equipe. Foi identificada uma ruptura na rede de esgoto, causando extravasamento e posterior lançamento no sistema de drenagem por baixo do pavimento.

Advertisement

> ‘As equipes detectaram um grande volume de despejo no Riacho Salgadinho e a partir desse ponto, iniciamos a investigação e confirmamos a irregularidade por parte da BRK’, explicou Rodas.

Como denunciar

A população pode contribuir com o trabalho da prefeitura denunciando casos de vazamento de esgoto, ligações clandestinas ou águas contaminadas. Para isso, basta ligar para o número (82) 3312 5242, de segunda a sexta, das 9h às 14h.

Advertisement

Para mais informações, acesse o site da SEMINFRA(https://maceio.al.gov.br/secretarias-e-orgaos/seminfra).

# Contatos da Secretaria Municipal de Infraestrutura

A secretaria está localizada na Rua do Imperador, 307, Centro. O CEP é 57023-060 e o telefone para contato é (82) 3312-5350.

Advertisement

O trabalho de fiscalização realizado pela Prefeitura de Maceió através da Operação Línguas Sujas é essencial para garantir a qualidade de vida dos cidadãos e a preservação do meio ambiente. A participação da população denunciando possíveis infrações é de grande valor para a continuidade desse trabalho.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement