Notícias
Ação Coordenada de Fiscalização em Taquaruçu
No início de setembro, mês crítico para estiagem no Tocantins, iniciou-se uma ação integrada de fiscalização nas áreas rurais de Taquaruçu.
Lançamento da Ação
O lançamento ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Taquaruçu, com a presença do comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Eduardo Farias, além de representantes de vários órgãos que compõem o Comitê Estadual do Fogo.
> ‘Setembro, historicamente, é o mês mais crítico do período de estiagem do Tocantins, com registro de muitas queimadas florestais e um trabalho intenso das equipes combatentes,’ aponta o coronel Farias.
Plano de Ação do Comitê do Fogo
A ação faz parte do Plano de Ação do Comitê do Fogo para 2023, coordenado pela Defesa Civil Estadual. O plano inclui uma série de ações preventivas que começaram em março e continuarão até a instalação do período chuvoso.
Cooperação entre CBMTO e SEMARH
Um marco importante foi a assinatura de um Termo de Cooperação entre o CBMTO e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (SEMARH). Este acordo possibilitará a operacionalização da Brigada de Combate a Incêndios Florestais de Taquaruçu.
Foco na Região de Taquaruçu
A região de Taquaruçu tem recebido atenção especial, com esforços em ações preventivas, de conscientização e estruturação para amenizar os efeitos da estiagem.
“`
Na próxima semana será realizado o Festival Gastronômico de Taquaruçu, um evento tradicional e todas as forças de segurança estão empenhadas para que seja um grande momento, sem a ocorrência de queimadas.
“`
Penalidades para Crimes Ambientais
Locais que apresentem problemas ambientais podem receber multas por desmatamento, queimadas e outros crimes ambientais, de acordo com as leis Federal e Estadual.
Ações de Fiscalização Integrada
Essas ações contam com equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) através da Divisão de Fiscalização Ambiental, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) e apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).
*
Este artigo foi escrito com base em informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
Para informações adicionais, acesse o site