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Abono Salarial PIS/Pasep – R$ 421,5 milhões ainda não foram retirados
Após um mês do encerramento do calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep, uma quantia significativa permanece nas contas. O montante totaliza R$ 421,5 milhões e pertence a 445.514 trabalhadores que não efetuaram o saque do benefício.
Último Lote de Pagamento e Prazo para Saque
O último lote de pagamento foi liberado no dia 17 de julho e todos aqueles que não retiraram o dinheiro ainda podem fazê-lo até o dia 28 de dezembro. Após essa data, será necessário aguardar o próximo calendário.
Distribuição do Valor por Banco
O Banco do Brasil, responsável pelo pagamento do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), destinado a servidores públicos, confirmou que o total ainda não sacado é de R$ 340,5 milhões. Essa quantia se refere a 351.514 beneficiários.
Por outro lado, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo PIS (Programa de Integração Social), voltado para trabalhadores da iniciativa privada, relatou que, no período de fevereiro a julho, foram pagas 22 milhões de parcelas, totalizando R$ 21,8 bilhões.
Parcelas Não Recebidas
> ‘Do total das parcelas disponibilizadas para pagamento, pouco mais de 94 mil ainda não foram recebidas pelos beneficiários, totalizando cerca de R$ 81 milhões’, informou a Caixa em nota oficial.
Segundo a Caixa, o benefício pode ser retirado até o dia 28 de dezembro deste ano. Posteriormente, as parcelas não pagas serão devolvidas ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), de acordo com as normas do programa.
Valor do Benefício
O valor do benefício varia de R$ 110 a R$ 1.320, de acordo com o número de meses trabalhados pelo beneficiário durante o ano-base de 2021.
Quem tem direito ao abono salarial
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve atender aos seguintes critérios:
1. Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos,
2. Ter recebido de empregadores que contribuem para o PIS ou para o Pasep até dois salários mínimos (R$ 2.640) de remuneração mensal no período trabalhado,
3. Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não, no ano-base de 2021,
4. Ter seus dados do ano-base de 2021 informados corretamente na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.
Como consultar o benefício
A consulta pode ser realizada por meio da Carteira de Trabalho Digital, acessível no site gov.br(https://www.gov.br/pt-br). Para realizar a consulta, o trabalhador deve atualizar o aplicativo, acessar a aba ‘Benefícios’ e ‘Abono salarial’ para verificar o valor, a data e o banco de recebimento.
Informações adicionais podem ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo email email protected (substituindo a sigla UF pela sigla do estado de domicílio do trabalhador).
Fonte: R7
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