Connect with us
A Vida das Mulheres Ciganas na Ucrânia - Um Retrato da Desigualdade A Vida das Mulheres Ciganas na Ucrânia - Um Retrato da Desigualdade

Notícias

A Vida das Mulheres Ciganas na Ucrânia – Um Retrato da Desigualdade

Published

on

Introdução

A desigualdade social é uma questão que afeta inúmeros grupos étnicos ao redor do mundo. Na Ucrânia, uma das comunidades mais marginalizadas são os Ciganos, também conhecidos como Roma. Em particular, as mulheres ciganas enfrentam uma série de desafios que exemplificam a dupla discriminação por gênero e etnia.

Histórico e Contexto

Os Ciganos Roma são um grupo étnico originário do norte da Índia, mas que agora vive principalmente na Europa, incluindo 400.000 na Ucrânia. Várias comunidades existem, como os Kalderash no sudeste da Europa, Romanichals na Inglaterra, Sinti na Alemanha, Itália e França, Kalé no País de Gales, Finlândia, Espanha e Portugal, e Gitano da Espanha, entre outros.

Advertisement

A Vida das Mulheres Ciganas

Casamento e Educação

As mulheres ciganas enfrentam imposições culturais que limitam suas possibilidades de vida desde cedo. Muitas delas, como Svitlana, casam-se jovens e dedicam-se integralmente à criação dos filhos e às tarefas domésticas. A maioria não tem acesso à educação formal, sendo que Svitlana só aprendeu a escrever o próprio nome aos 28 anos.

Discriminação e Acesso ao Trabalho

As mulheres ciganas enfrentam muitos desafios na procura de emprego, principalmente devido a discriminação étnica. Mesmo quando há vagas disponíveis, os ciganos são frequentemente rejeitados por causa de estereótipos negativos associados à sua etnia.

Advertisement

Saúde e Discriminação

A discriminação racial também afeta o acesso das mulheres ciganas aos cuidados de saúde. Svitlana, por exemplo, enfrentou muitas dificuldades para receber atendimento médico adequado, apesar de sofrer de condições de saúde graves.

Ações de Mudança

Liderança Feminina

Organizações como a CARE e a Winds of Change têm trabalhado para formar mulheres ciganas para participarem da liderança dentro de suas comunidades, através de treinamentos e workshops.

Advertisement

Acesso à Educação

Com o apoio da Winds of Change, Svitlana conseguiu enviar três de seus seis filhos para o primeiro ano escolar e dois para o segundo. A valorização da educação é vista como uma das maneiras mais eficazes de quebrar o ciclo de pobreza e discriminação enfrentada pela comunidade cigana.

Empoderamento Econômico

A Winds of Change também criou uma pequena empresa de costura chamada Petalenca, que emprega mulheres ciganas e oferece a elas a oportunidade de aprender habilidades técnicas e interpessoais. Aqui, as mulheres ciganas costuram roupas de cama e de casa, gerando renda para suas famílias.

Advertisement

Conclusão

Apesar dos desafios, a vida das mulheres ciganas na Ucrânia está lentamente começando a mudar graças à ação de organizações dedicadas a promover a igualdade. No entanto, ainda há muito a fazer para garantir que todas as mulheres ciganas tenham acesso a educação, saúde e oportunidades econômicas.

Fontes:

Advertisement

1 2 3

Informação Adicional: Esta é uma adaptação de um artigo originalmente publicado em inglês.

Advertisement

Tom de Voz: Informativo e Empático

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

mulheres ciganas, desigualdade social, ciganos Roma, Ucrânia, Winds of Change, CARE, discriminação étnica, acesso à educação, acesso ao trabalho, acesso a saúde, liderança feminina, Petalenca.,

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.