Notícias
A Subjugação da Vida ao Poder da Morte – A Necropolítica e o Genocídio Negro no Brasil
Introdução
A subjugação da vida ao poder da morte é um fenômeno que vem sendo cada vez mais observado em diversas partes do mundo, mas particularmente no Brasil. Este fenômeno é conhecido como necropolítica, um termo cunhado pelo filósofo camaronês Achille Mbembe. A necropolítica é a política que decide quem vive e quem morre, e no contexto brasileiro, ela se manifesta de forma mais evidente na violência policial e no genocídio da população negra.
ing – 2023-08-16 21:47:43.910646## O Que é a Necropolítica?
A necropolítica é um conceito que surge como uma extensão da biopolítica, um termo cunhado pelo filósofo francês Michel Foucault. Enquanto a biopolítica se refere ao controle do estado sobre a vida das pessoas, a necropolítica refere-se ao controle do estado sobre a morte. Em outras palavras, a necropolítica é a política do poder de matar.
A Necropolítica no Brasil
No Brasil, a necropolítica se manifesta de forma mais evidente na violência policial e no genocídio da população negra. De acordo com dados da Plataforma de Dados Fogo Cruzado(https://fogocruzado.org.br/), apenas na região metropolitana do Rio de Janeiro, 47 crianças e adolescentes foram baleados em 2023, e desses, 21 morreram.
A Violência Policial e a Necropolítica
A violência policial é um dos principais exemplos de necropolítica em ação no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública – ISP(http://www.ispvisualizacao.rj.gov.br/) e do [Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF)](https://geni.uff.br/), as forças policiais foram responsáveis por 1.330 mortes no Rio de Janeiro em 2022, representando 29,7% de todas as mortes violentas no estado.
A Necropolítica e o Genocídio Negro
A necropolítica está intrinsecamente ligada ao genocídio da população negra no Brasil. De acordo com o