Notícias
A Queda do Dólar – Movimento Técnico e Alívio Fiscal
Introdução
O dólar começou a diminuir em relação ao real na manhã de uma terça-feira de novembro de 2023, compensando o crescimento da moeda americana no cenário internacional. Isso ocorreu devido à diminuição do otimismo sobre os próximos passos do Federal Reserve.
Contexto da Queda do Dólar
Iniciamos a manhã com o dólar em alta acentuada em relação ao real. No entanto, o cenário mudou na primeira hora de negócios, e a moeda americana começou a operar em queda – um decréscimo de 0,4%, resultando em 4,8695 reais na venda, por volta de 11h10 (horário de Brasília).
Motivos da Queda
O presidente-executivo da Correparti Corretora, Jefferson Rugik, afirmou que a queda do dólar refletia um movimento técnico de vendas da moeda por parte de agentes exportadores. Além disso, houve uma redução do medo em relação à saúde fiscal do país, uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou a proposta de alterar a meta fiscal de 2024 naquela semana.
Impacto da Decisão Fiscal
Essa decisão forneceu mais tempo para o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, convencer o restante do governo a adiar uma possível flexibilização do objetivo fiscal.
Contraste com Mercados Internacionais
A queda do dólar no mercado doméstico contrastava com o comportamento observado no exterior. Lá, o índice da moeda americana contra uma cesta de moedas fortes estava em alta de 0,45%.
Influência do Federal Reserve
O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou que o banco central dos EUA provavelmente terá mais trabalho pela frente para controlar a inflação. Essa declaração fortaleceu a posição da maioria dos líderes do Fed de que as taxas se manterão contracionistas por um período prolongado na maior economia do mundo.
Reação dos Mercados Globais
A fala de Kashkari causou desconforto no mercado de ações e fortaleceu o dólar na ausência de outros catalisadores naquela manhã, de acordo com a equipe da Guide Investimentos.
Desempenho do Dólar na Semana Anterior
Na semana anterior, o dólar havia despencado e as ações globais saltado. Isso ocorreu após o comunicado de política monetária do Fed ter sido mais brando do que o esperado. Além disso, dados fracos de emprego nos Estados Unidos corroboraram as expectativas de que o banco central americano não aumentará mais os custos dos empréstimos.
Impacto no Mercado de Commodities
Operadores de câmbio também destacaram um dia fraco para as commodities, após dados decepcionantes sobre a balança comercial da China.
Posição do Banco Central Brasileiro
De volta ao contexto nacional, o Banco Central avaliou que a incerteza sobre a capacidade do governo em cumprir as metas fiscais estabelecidas aumentou. Além disso, defendeu que os objetivos para as contas públicas sejam buscados com firmeza.
Conclusão
No dia anterior, o dólar à vista fechou o dia cotado a 4,8872 reais na venda, uma baixa de 0,20%. A queda do dólar frente ao real naquela terça-feira foi, portanto, um movimento técnico acompanhado de alívio sobre a situação fiscal do país.
> ‘Esses movimentos são imprevisíveis, mas é importante entender as forças que os impulsionam.’ – Jefferson Rugik, presidente-executivo da Correparti Corretora.
Fonte: Reuters – Esta publicação, incluindo informações e dados, são de propriedade intelectual da Reuters. É expressamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização da Reuters. Todos os direitos reservados.
Para informações adicionais, acesse o site