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A Memória Olfativa e a Educação – Estudantes de RO Recebem Reconhecimento Internacional por Projeto Inovador
Introdução
Um estudo inovador, realizado por estudantes da rede pública de ensino de Rondônia, recebeu reconhecimento internacional, demonstrando a importância da memória olfativa na aprendizagem. Este projeto foi premiado pelo Fórum Espacial Austríaco, numa feira de ciências em Campo Grande (MS).
O Projeto
O projeto nasce do Instituto Movimento Científico da Amazônia (Mocam), orientado pela docente Diva Antunes Requenha. Durante dois anos, os estudantes investigaram a influência da memória olfativa na aprendizagem dos alunos da rede pública.
A Pesquisa
Victória Kássia, uma das participantes, conduziu a pesquisa e observou que fatores emocionais como o nervosismo afetam a retenção do conteúdo durante as provas. Através do estudo do sistema límbico e do olfato, identificaram que os aromas poderiam funcionar como um estímulo para a memória.
Aromas Selecionados
Os aromas escolhidos para a pesquisa são típicos da Amazônia, incluindo o cupuaçu, o ingá, o açaí, o tucumã e outros frutos nativos.
Objetivo da Pesquisa
A professora Diva explica que o propósito da pesquisa “é inserir esses aromas durante as aulas ao longo de seis meses e, posteriormente, durante as provas, para avaliar se a memória olfativa dos alunos é ativada, contribuindo para uma melhor aprendizagem”.
Reconhecimento Internacional
O projeto foi premiado pelo Fórum Espacial Austríaco durante uma feira de ciências realizada em Campo Grande (MS). Os estudantes de Rondônia competiram com cerca de 900 jovens cientistas de todo o país, apresentando aproximadamente 200 projetos, e foram um dos cinco premiados pelo Fórum.
Palavras da Professora
Para a professora Diva, esse reconhecimento é inestimável e representa uma grande vitória, especialmente ao ver alunos da escola pública se destacando e sendo reconhecidos por seu trabalho, que é realizado em meio a desafios e limitações de oportunidades.
Conclusão
Este projeto é um exemplo notável de como a investigação científica, mesmo em ambientes limitados, pode conduzir a descobertas impressionantes e receber reconhecimento internacional. Os estudantes de Rondônia mostraram que, com dedicação e orientação adequada, é possível realizar pesquisas significativas que contribuem para a evolução do ensino e da aprendizagem.
Referências
1. Fórum Espacial Austríaco
2. Instituto Movimento Científico da Amazônia (Mocam)
3. Feira de Ciências em Campo Grande (MS)
Imagens
Nota: As imagens acima são meramente ilustrativas e não correspondem aos estudantes mencionados ou ao prêmio recebido.
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