Connect with us
image.jpga191100q0 A Marcha Revolucionária de Honório Lemos - Uma Jornada pelo Interior image.jpga191100q0 A Marcha Revolucionária de Honório Lemos - Uma Jornada pelo Interior

Notícias

A Marcha Revolucionária de Honório Lemos – Uma Jornada pelo Interior

Published

on

Marcha inicial

A história começa com o general Honório Lemos, uma figura proeminente da política rio-grandense, liderando uma coluna revolucionária. Ele e suas forças deixaram a localidade de São Sebastião, cruzando o Passo do Bento Rengo que fica na Picada do Alonso. Seu destino era a estrada da serra Haedo, em direção à Serrilhada.

Advertisement

Seu objetivo era atravessar as pontas do arroio Ponche Verde, que se localiza no município de Dom Pedrito, e alcançar o município de Livramento pela estrada da Goiabeira. As forças da brigada do oeste que estavam em Dom Pedrito seguiram o mesmo caminho, buscando alcançar o Guabiju pela estrada de Ponche Verde para bloquear a marcha de Honório.

Movimentos estratégicos

Advertisement

O dr. Flores da Cunha, liderando outra parte de sua brigada, também deixou São Sebastião em direção à Serrilhada, buscando cortar a contra-marcha da coluna revolucionária. Paralelamente, a coluna do general Estácio Azambuja cruzou o rio Camaquã, seguindo pelo município de Caçapava, perseguida pela brigada do centro, comandada pelo coronel Claudino Nunes Pereira.

A Ciência e a Sociedade

A insulina e o combate ao diabetes

Advertisement

Ao mesmo tempo em que ocorriam movimentos políticos e militares, a ciência também dava passos importantes. O dr. Basil Sefton havia feito uma comunicação à Sociedade de Medicina da capital sobre o uso da insulina, uma descoberta recente do professor Banding da Universidade de Toronto, no Canadá, para o tratamento do diabetes.

Esta descoberta causou grande impacto no mundo científico e, de acordo com a comunicação do dr. Sefton, foi aplicada pela primeira vez no estado, possivelmente em todo o país, em um paciente de sua clínica. Os resultados foram excelentes, e uma nova comunicação à Sociedade de Medicina estava sendo preparada para apresentar as observações feitas.

Advertisement

Professor Emilio Meyer celebra carreira

Outro evento importante foi a celebração de 52 anos de carreira do professor Emilio Meyer no magistério rio-grandense. Ele recebeu muitos cumprimentos e homenagens pelo feito.

Advertisement

Notícias internacionais

Liga das Nações

Em Genebra, a opinião geral era de que a Alemanha não tinha interesse em solicitar sua admissão à Liga das Nações. A predominância dessa opinião era reforçada pelo retorno dos delegados da Argentina, que afastava definitivamente a ideia de uma União Pan-Americana em oposição à Liga.

Advertisement

Conflito italo-grego

Em Atenas, a imprensa concordava que as exigências do governo italiano eram exageradas e apoiava a postura do governo grego, afirmando que era preferível ver a Grécia desaparecer a aceitar a humilhação que se pretendia infligir à soberania nacional.

Advertisement

Cronologia de eventos

2 de setembro

– 1938: Itália decide que judeus com cidadania italiana após 1919 devem deixar o país.
– 1939: Getúlio Vargas declara que o Brasil se mantém neutro na Segunda Guerra.
– 1980: Morre o jornalista Samuel Wainer, diretor da Última Hora.
– 1992: Brizola defende a renúncia de Fernando Collor de Mello.

Advertisement

3 de setembro

– 1919: Voto feminino é aprovado na Itália.
– 1937: Entra no ar a Rádio Tupy de São Paulo.
– 1945: O Partido Comunista Brasileiro solicita registro ao TSE.
– 1969: Morre Ho Chi Minh, líder da resistência vietnamita contra os EUA.
– 1991: Morre o diretor de cinema Frank Capra.
– 1991: O Senado aprova o fim da Reserva de Mercado para informática.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement