Notícias
A liderança de Sidney Leite na coordenação da avaliação do censo do IBGE
O Deputado Federal Sidney Leite (PSD-AM) foi apontado como líder da Comissão Externa estabelecida na Câmara Federal para inspecionar o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Prefeitos de várias regiões do país expressaram insatisfação com os resultados, que acabaram por impactar negativamente na divisão dos recursos federais.
A reclamação dos prefeitos
A redução da população, que ocorreu em pelo menos 800 municípios do país, sendo 37 somente no Amazonas, foi uma das principais causas de reclamação dos prefeitos. A situação levou a uma consequente diminuição do repasse de recursos federais.
Impacto na receita dos municípios
Segundo o deputado Sidney Leite, muitos municípios enfrentaram uma diminuição significativa. Essa queda refletiu diretamente na execução de políticas públicas. ‘Isso tem um reflexo muito grande no repasse de recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Muitos municípios deixaram de crescer porque o censo foi feito errado’, disse o coordenador.
O caso do Rio de Janeiro
Em cidades como o Rio de Janeiro, o IBGE solicitou auxílio do município para disponibilizar os Agentes Comunitários de Saúde nos últimos momentos. Isso indica que houve falhas no processo de realização do censo.
A situação no Amazonas
No Amazonas, dos 62 municípios, 37 sofreram perdas nos dados populacionais. As perdas foram registradas durante o período de vazante, quando os rios secam e o acesso a algumas localidades se torna ainda mais difícil.
A luta por justiça
Sidney Leite destacou que a luta é para fazer justiça, pois as pessoas vivem nos municípios e precisam de recursos para a execução de políticas públicas, como assistência social, saúde e geração de emprego e renda.
Conclusão
A coordenação de Sidney Leite na avaliação do censo do IBGE é vital para garantir a justa distribuição de recursos federais. Com sua liderança, espera-se que as falhas no processo de censo sejam corrigidas e que os municípios possam receber os recursos necessários para executar suas políticas públicas.
Para informações adicionais, acesse o site