Notícias
A Jornada de Rafael Carneiro – Da Moda Infantil ao Império de R$80 Milhões
Rafael Carneiro, natural de Santa Catarina, sempre teve um fascínio pelo mundo da moda. Desde ajudar a mãe, esposa de um político de Brusque, a se vestir para os eventos da cidade até o estudo de arquitetura em Santa Catarina e a carreira de modelo em Milão, Paris e Nova York.
A Semente da Moda
Desde criança, Rafael Carneiro já demonstrava sua paixão pela moda. Ajudava a sua mãe, esposa de um político de Brusque, a se vestir para eventos importantes da cidade. Ambos passavam dias em lojas estudando o que as grifes estavam produzindo.
Fascínio pela Moda no Exterior
Rafael completou o ensino médio na Inglaterra. Durante esse período, ele aproveitou a oportunidade para explorar mais o universo da moda, selecionando looks para sua mãe. Ele brinca que desde os 12 anos, só usava Dolce & Gabbana.
Retorno ao Brasil e Carreira de Modelo
Depois de terminar o ensino médio, Rafael decidiu voltar para o Brasil para estudar arquitetura. Durante um evento de arquitetura em São Paulo, ele foi descoberto por olheiros e começou sua carreira como modelo. Isso lhe deu a oportunidade de viver em cidades da moda como Milão, Paris e Nova York.
Nasce a Splash
Toda essa experiência ajudou Rafael a desenvolver a Splash, uma marca de roupas que começou em um quiosque de seis metros quadrados no Brás, em São Paulo. Atualmente, a Splash está prestes a faturar 80 milhões de reais e lançar um sistema de franquias.
A Vida Depois de Ser Modelo
Quando Rafael decidiu deixar a carreira de modelo, ele voltou a Santa Catarina para concluir o curso de arquitetura. Depois de graduado, ele teve uma breve experiência corporativa desenhando bocas de lobo e tampas de bueiros para uma multinacional. Mas, insatisfeito com o trabalho, ele decidiu sair.
Primeiros Passos na Moda
Rafael então entrou como sócio em um showroom de marcas que vendiam para lojistas. Infelizmente, sem muita experiência comercial, o negócio não deu certo. Ele passou por dificuldades financeiras, mas isso não o desanimou. Ele decidiu, então, voltar ao mundo da moda, trabalhando em uma confecção plus size de Santa Catarina.
Sucesso na Confecção Plus Size
Na confecção plus size, Rafael pegou uma empresa no vermelho e conseguiu reverter os números. Em três meses, a empresa já estava faturando 300.000 reais. No entanto, ele queria algo mais, então decidiu tentar empreender novamente.
Aposta no Pão de Queijo
Rafael e o ex-marido abriram uma loja de pão de queijo nos Jardins. No entanto, o modelo de negócio exigia trabalho intenso nos fins de semana e feriados. Cansado, Rafael decidiu que seu negócio era mesmo a moda.
Nasce a Splash
Em 2016, com 17.000 reais do seu FGTS, Rafael decidiu alugar um box no Brás para vender roupas que ele mesmo fabricava. Assim nasceu a Splash.
Crescimento da Splash
Sete anos depois, a Splash ganhou escala. Hoje, a empresa veste celebridades como Anitta, Xuxa e Susana Vieira, produzindo 50.000 peças de roupas por mês. Eles têm 400 funcionários diretos e outros 2.000 indiretos, com uma fábrica de 2.500 metros quadrados no Bom Retiro.
Expansão Através de Franquias
Agora, Rafael e seu ex-marido estão planejando expandir ainda mais a Splash através de franquias. Com a estrutura de negócios já finalizada e formatada, eles estão atualmente entrevistando candidatos interessados em serem franqueados.
Rafael Carneiro é um exemplo de perseverança e paixão pela moda. Sua jornada de criança fascinada pelo mundo da moda à fundador de uma marca de roupas de sucesso é uma inspiração para todos nós. A Splash é um testamento de seu amor pela moda e sua determinação em transformar essa paixão em um negócio de sucesso.
Para informações adicionais, acesse o site