Connect with us
Agronegocio Divulgacao A Influência do Agronegócio na Criação de Empregos no Brasil Agronegocio Divulgacao A Influência do Agronegócio na Criação de Empregos no Brasil

Notícias

A Influência do Agronegócio na Criação de Empregos no Brasil

Published

on

Introdução

Com a taxa de desemprego atingindo seu nível mais baixo desde 2014, algumas cidades no Brasil têm se destacado na criação de novos empregos. Curiosamente, a maioria dessas cidades tem uma coisa em comum – suas economias estão direta ou indiretamente ligadas ao agronegócio. Este setor tem sido o principal motor do crescimento econômico do país.

O Poder do Agronegócio

Segundo um estudo realizado pela consultoria LCA, as cidades que mais criaram vagas de trabalho no primeiro semestre do ano em relação ao seu número de habitantes foram aquelas ligadas ao agronegócio. Entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, Cristalina (GO), Venâncio Aires (RS), Canaã dos Carajás (PA), Santa Cruz do Sul (RS) e Lençóis Paulista (SP) lideraram a criação de empregos.

Advertisement

> ‘Tirando Canaã dos Carajás, quatro dos cinco municípios têm vagas ligadas à questão do agronegócio, da agropecuária. É o que tem puxado a economia neste ano’, diz Bruno Imaizumi, economista da LCA e responsável pelo estudo.

As Cidades do Agronegócio

Em Cristalina, por exemplo, foram abertas quase 3,5 mil vagas, o equivalente a 5,6% do total de habitantes no município. Ali, nada menos do que 87% das vagas surgiram na esteira da agricultura, com o cultivo de soja e de outras oleaginosas.

Advertisement

Em Venâncio Aires, a relação emprego formal/habitantes chegou a 5,3%. A indústria do fumo é forte na região e, pela pesquisa da LCA, respondeu por 95% dos postos abertos no primeiro semestre.

O impacto do agronegócio também é evidente em Santa Cruz do Sul (também por conta da indústria do fumo) e em Lençóis Paulistas (celulose). Das cinco, apenas Canaã dos Carajás foge desse perfil, com 77% dos novos empregos originados no setor de construção, impulsionado por obras públicas.

Advertisement

O PIB e o Agronegócio

No primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu 1,9% em relação aos últimos três meses de 2022, puxado pelo agronegócio, que cresceu 21,6%.

Marcelo Neri, diretor do FGV Social, afirma que o agronegócio tem sido a solução, com uma elevada geração de emprego. Para ele, o que poderia ser um problema – um eventual aumento da desigualdade social no campo – não tem ocorrido.

Advertisement

O Caso de Cristalina

Cristalina, em Goiás, surgiu a partir da exploração de garimpo e, por isso, durante anos foi conhecida como a cidade dos cristais. Hoje, a cidade tem a maior área irrigada do país, com cerca de 80 mil hectares, permitindo a produção de até três safras no mesmo ano, dependendo da cultura.

A Importância da Tecnologia no Agronegócio

Mesmo quando o clima não é favorável, sistemas de irrigação são acionados para garantir a produtividade no campo. Esta tecnologia tem sido fundamental para o desenvolvimento recente da região, principalmente da agricultura.

Advertisement

Conclusão

O impacto do agronegócio na economia brasileira é indiscutível. Além de impulsionar o PIB, o setor também tem sido um importante gerador de empregos, especialmente nas cidades ligadas ao agronegócio. À medida que a tecnologia avança e as práticas agrícolas se tornam mais eficientes, é provável que a influência do agronegócio na economia brasileira continue a crescer.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement