Notícias
A Importância da Colaboração e Envolvimento para a Saúde Animal
Introdução
A saúde animal é um dos pilares fundamentais para o sucesso da avicultura e suinocultura. Durante o Simpósio Nordestino de Avicultura e Suinocultura, que ocorreu na 7ª Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste, foi destacada a importância da colaboração e envolvimento de todos no desenvolvimento e implementação de processos sanitários nessas cadeias.
Desafios Sanitários
Dentro de uma granja, muitos problemas sanitários gerados por doenças, práticas inadequadas de manejo e problemas imunossupressores subclínicos podem passar despercebidos e causar prejuízos imensuráveis. A atenção precisa ser dada à sanidade, que normalmente representa menos de 1% do custo de produção, mas que se negligenciada, pode comprometer os outros 99% dos investimentos.
Sanidade de Precisão
A ‘Sanidade de precisão’ foi um termo cunhado pela médica-veterinária e diretora de Projetos Especiais da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), Eva Hunka. Segundo ela, esse recurso é extremamente importante e deve ser utilizado com cautela e assertividade.
Biossegurança no Brasil
No Brasil, as empresas possuem um alto nível de exigências de biossegurança e conhecem as normas e o que precisam fazer. No entanto, é fundamental que esse entendimento seja claro para todos os níveis das companhias, para que todos conheçam os riscos das falhas em um programa de biossegurança.
Comunicação como Ferramenta Fundamental
A comunicação é uma ferramenta fundamental para garantir a eficácia dos programas de biossegurança. É preciso considerar que lidamos com pessoas com diferentes experiências e paradigmas, níveis de escolaridade e áreas de conhecimento. A comunicação precisa ser adequada para cada nicho, aliada às práticas de liderança situacional e andragogia, para que todos entendam o risco da Influenza Aviária e outras doenças.
A Importância da Biosseguridade
A biosseguridade é um dos itens que já não pode mais ser dissociado da cadeia de proteínas animal nacional, que também requer boas práticas desde o manejo e as ações de segurança sanitária. As boas práticas de produção devem abranger um programa de controle integrado de doença, com manejo, vacinas e biosseguridade.
Falhas são Humanas
A diretora de Projetos Especiais da Facta, Eva Hunka, ressalta que, apesar do esforço para implementar todas as regras de biosseguridade, falhas podem ocorrer, pois somos humanos. O importante é saber que quanto maior for a preocupação com a biosseguridade, maior será a diversidade de ações e, com isso, será possível manejar as possíveis falhas.
O Papel do Consumidor
Os avanços em sanidade, biosseguridade, bem-estar animal e, principalmente, na gestão das pessoas que estão no dia a dia a produção estão mais no radar dos consumidores, cada vez mais exigentes e atentos a todas as etapas da produção.
Adaptação dos Produtores
Existe uma exigência crescente por parte dos consumidores para questões relacionadas à produção de alimento seguro e bem-estar animal, e os produtores estão se adaptando e se preparando para esta demanda que certamente será condição para se manter no mercado.
Conclusão
A liderança situacional é parte fundamental do processo. Não podemos mais liderar na base do ‘jeitão’, precisamos ter habilidade para conseguir engajar estes trabalhadores, pois só assim vamos conseguir atingir os resultados esperados. A colaboração e o envolvimento de todos são fundamentais para a saúde animal e o sucesso da avicultura e suinocultura.
Fonte: Assessoria Facta
Para informações adicionais, acesse o site