Connect with us
A Engrenagem Por Trás do Esquema Ilícito de Capitão Guimarães A Engrenagem Por Trás do Esquema Ilícito de Capitão Guimarães

Notícias

A Engrenagem Por Trás do Esquema Ilícito de Capitão Guimarães

Published

on

A Polícia Federal e o Ministério Público do estado se uniram na última sexta-feira para executar um mandado de prisão contra um dos mais notórios contraventores do Rio, Ailton Guimarães Jorge, mais conhecido como Capitão Guimarães. A investigação detalhada pelo Ministério Público do Rio revelou a complexidade do esquema ilícito liderado por ele, que abrange e controla jogos ilegais, incluindo o jogo do bicho, bingo e máquinas caça-níqueis, em várias regiões do Rio e no Espírito Santo.

As investigações resultaram na denúncia de 13 pessoas envolvidas no esquema, movimentando milhões de reais mensalmente. Vamos explorar quem são esses indivíduos e o papel crucial que cada um desempenha na operação criminosa.

Advertisement

Capitão Guimarães preso em ação da Polícia Federal

A Estrutura Hierárquica do Esquema Criminoso

Com base em relatórios policiais e transcrições de áudio, o Ministério Público concluiu que Capitão Guimarães é o cérebro por trás do esquema, sendo responsável pela gestão e financiamento do empreendimento ilícito, além de determinar a estratégia e o destino dos lucros.

Advertisement

A organização de Guimarães é estruturada em três núcleos de operação: a primeira se concentra na exploração do jogo do bicho na Ilha do Governador, a segunda controla a exploração de bingos clandestinos na região e a terceira é responsável pela exploração do jogo do bicho e máquinas caça-níqueis em Vitória, no Espírito Santo.

Alzino Carvalho de Souza é apontado como a pessoa de maior confiança de Capitão Guimarães, desempenhando um papel fundamental no esquema ilícito. Ele é responsável pela coordenação da família e pela segurança do contraventor.

Advertisement

Alzino: O Braço Direito do Capitão Guimarães

As mensagens trocadas entre Alzino e a esposa de Capitão Guimarães forneceram provas concretas da proximidade entre Alzino e a família do contraventor, além de evidenciar sua posição de poder na organização criminosa. Alzino também é responsável pela compra de armas para a organização, tendo adquirido um total de 45 armas – 23 pistolas e 22 carabinas – com a ajuda de agentes de segurança pública corruptos.

Núcleo da Ilha do Governador

Mario Octavio Moraes era o gerente do núcleo de exploração do jogo do bicho da Ilha do Governador, mas após sua morte em julho, a função foi assumida por Rodrigo de Paiva Sousa. Allan Pinheiro Coutinho, Fagner Batista Pardin e Jorge Antonio dos Santos fornecem a escolta para o gerente da região, enquanto Daniel Jacinto Vieira atua como motorista para o recolhimento diário de dinheiro. Francisco Carlos de Oliveira, também conhecido como ‘Chiquinho’, é responsável pelo material usado para transportar o dinheiro arrecadado pela organização.

Advertisement

Glaucio Raimundo Cardoso é o responsável pelo esquema de exploração de bingos clandestinos na Ilha.

Núcleo do Espírito Santo

Gilberto Ferreira Pereira, Andre Luiz Miranda Furtado, vulgo ‘Mestre’, e Patrik Roger Correa Vieira compõem o núcleo responsável pela exploração do jogo do bicho e máquinas caça-níqueis em Vitória. Gilberto, um advogado e escrivão aposentado da Polícia Federal, é apontado como o coordenador do núcleo, sendo responsável por enviar os lucros da atividade ilegal para o líder da organização.

Advertisement

Operação Mahyah

A Operação Mahyah, executada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público do estado, resultou na prisão de Capitão Guimarães e no avanço das investigações sobre seus negócios ilícitos, que se expandiram para o Espírito Santo. Durante a operação, a polícia interceptou um carro que transportava dinheiro de apostas do jogo do bicho, além de executar 13 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão.

A prisão de Capitão Guimarães ocorreu pouco mais de um mês depois da suspensão de um acórdão que havia declarado nulas as provas da Operação Sicario. A decisão permitiu a continuação da ação penal e das investigações.

Advertisement

Os Cúmplices

Deveraldo Lima Barreira, integrante da organização criminosa comandada por Capitão Guimarães, também foi preso durante a operação. Em outra casa de Guimarães em Armação dos Búzios, foi preso em flagrante Cristiano Cordeiro Dias.

A investigação é um desdobramento da Operação Sicarios, deflagrada em dezembro do ano passado, contra três núcleos criminosos subordinados a Capitão Guimarães, que controlam o monopólio de jogos de azar e exploração de bingos clandestinos no Rio e no Espírito Santo.

Advertisement

* Ex-militar, contraventor e presidente de escola de samba: Conheça o Capitão Guimarães, preso na Operação da PF e do MPRJ

Conclusão

A prisão de Capitão Guimarães, bem como a exposição de seu esquema ilícito, mostra a força e a eficácia das forças de segurança e da justiça brasileiras no combate ao crime organizado. No entanto, também destaca a necessidade de uma vigilância constante e de uma ação decisiva para desmantelar tais organizações e garantir a segurança e a justiça para todos os cidadãos.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.