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A Educação Integral em Mato Grosso do Sul – Uma Análise de Progresso

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Introdução

No Brasil, a educação integral tem sido uma estratégia de destaque para melhorar a qualidade do ensino e proporcionar aos estudantes uma formação mais completa. Apesar disso, a realidade de muitos estados brasileiros, como Mato Grosso do Sul, ainda está aquém da média nacional. Este artigo irá analisar o progresso da educação integral em Mato Grosso do Sul, com base em dados e informações governamentais.

O Plano Decenal de Educação

Em 2014, o governo de Mato Grosso do Sul estabeleceu um plano decenal de educação, com o objetivo de aumentar a porcentagem de escolas integrais no estado. Este projeto faz parte do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE-MS). De acordo com o governo, a modalidade de ensino integral atualmente atende a apenas 17,4% dos alunos matriculados no ensino médio e 8,1% dos alunos do ensino fundamental no estado.

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Abordagem Regional e Nacional

Em comparação com a média nacional, que é de 20,4% no ensino médio e 14,4% no ensino fundamental, o estado de Mato Grosso do Sul está abaixo. No entanto, existem discrepâncias regionais significativas. No Nordeste, por exemplo, estados como Ceará (41%), Piauí (38,8%) e Maranhão (38%) estão à frente na educação fundamental integral.

Metas para o Futuro

Segundo o plano decenal, até 2024, pelo menos 30 instituições de ensino regular da Rede Estadual de Ensino (REE) se transformarão em escolas de tempo integral todos os anos. O objetivo final é que, em dez anos, 65% das instituições de ensino de Mato Grosso do Sul ofereçam educação integral.

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A Realidade Atual

Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 170 escolas que oferecem ensino integral. O Secretário de Estado de Educação, Helio Queiroz Daher, afirmou que a meta é universalizar a oferta de educação integral em todos os municípios do estado. No entanto, ainda existem desafios a serem superados. Para atingir a meta de 65%, outras 57 escolas de tempo integral precisam ser estabelecidas no próximo ano.

Investimentos e Apoio Federal

No cenário nacional, o governo federal lançou o programa Escola em Tempo Integral, que planeja investir R$ 4 bilhões para aumentar o número de matrículas em tempo integral nas escolas da educação básica. Este programa pode beneficiar Mato Grosso do Sul, ajudando a transformar mais 40 escolas em tempo integral ainda este ano.

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Expansão Planejada

A Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) têm planos para expandir o número de escolas de tempo integral em Mato Grosso do Sul. O objetivo é que pelo menos metade das unidades escolares funcionem nesta modalidade nos próximos dois anos.

## Conclusão

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A implementação de ensino integral em Mato Grosso do Sul é um processo em andamento, com metas ambiciosas e desafios a serem superados. Apesar disso, os esforços do governo estadual, juntamente com o apoio federal, estão ajudando a mudar o cenário da educação no estado. Ainda assim, é necessário um monitoramento constante para garantir que os objetivos sejam alcançados e que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.

Referências

1. Governo de Mato Grosso do Sul, Plano Decenal de Educação(https://www.ms.gov.br/educacao/)
2. Ministério da Educação, Educação Integral(http://portal.mec.gov.br/educacao-integral)
3. Programa Escola em Tempo Integral(https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/08/governo-federal-lanca-politica-de-fomento-a-educacao-em-tempo-integral)

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> ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.’ – Paulo Freire

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Para informações adicionais, acesse o site

** Educação Integral, Mato Grosso do Sul, Plano Decenal de Educação, Escolas Integrais, Educação em Tempo Integral.,

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