Connect with us
A Construção Civil Impulsiona o Emprego na Baixada Santista A Construção Civil Impulsiona o Emprego na Baixada Santista

Notícias

A Construção Civil Impulsiona o Emprego na Baixada Santista

Published

on

O setor de construção civil no Brasil tem mostrado um crescimento constante, gerando uma quantidade significativa de empregos em todo o país. Na Baixada Santista, a situação não é diferente.

Crescimento Contínuo do Emprego na Construção Civil

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de construção civil gerou 194.471 novos empregos em todo o país nos primeiros sete meses de 2023, representando um aumento de 8% no número de trabalhadores formais nesse período. Na Baixada Santista, o saldo foi de 980 novas vagas na construção civil.

Advertisement

> “A construção civil é uma indústria de longo ciclo de produção. As obras que começaram nos últimos dois anos ainda estão gerando empregos. As vendas de apartamentos de ontem são os empregos de hoje”, afirma Ieda Vasconcelos, economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Segmentos em Destaque

Três segmentos da indústria da construção civil se destacaram nos primeiros sete meses de 2023:

Advertisement

1. Construção de edifícios: 69.240 novos empregos
2. Serviços especializados para a Construção (como instalações elétricas, hidráulicas, obras de acabamento): 60.000 novas vagas
3. Obras de infraestrutura: 65.231 novos empregos

A construção de edifícios liderou em termos de geração de empregos, seguida de perto pelos serviços especializados e pelas obras de infraestrutura.

Advertisement

O Mercado Imobiliário e a Infraestrutura Urbana

O mercado imobiliário tem contribuído de forma satisfatória para o mercado de trabalho, de acordo com Vasconcelos. Isso é devido ao ciclo de novos negócios que começou no segundo semestre de 2020.

Por outro lado, as obras de infraestrutura têm ganhado destaque, especialmente a infraestrutura urbana.

Advertisement

> “O setor vem crescendo nos últimos anos e continua no mesmo caminho, podendo acelerar mais ainda, considerando-se fatores como as novas obras de infraestrutura que todas as esferas (governamentais) estão realizando e a ampliação do Minha Casa Minha Vida”, reforça Lucas Teixeira, diretor regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) na Baixada Santista.

Baixada Santista em Foco

A Baixada Santista gerou um saldo positivo de 980 novas vagas na construção nos primeiros sete meses de 2023.

Advertisement

A cidade de Praia Grande foi responsável por 46% das novas vagas criadas na construção durante esse período. Ou seja, do total de 980 novas vagas, 452 foram em Praia Grande.

Destaques em Praia Grande

Em Praia Grande, os serviços especializados e a construção de edifícios foram os principais geradores de emprego.

Advertisement

– Serviços especializados: 327 novas vagas
– Construção de edifícios: 119 novas vagas

Esses dois segmentos também foram destaques na criação de novos empregos na construção na Baixada Santista como um todo.

Advertisement

Perspectivas Futuras

A expectativa para o futuro é otimista, segundo especialistas. Os investimentos feitos nos últimos anos estão gerando resultados positivos e a tendência é de continuidade do crescimento.

O setor de construção civil continua a ser um dos principais motores do crescimento econômico e da geração de empregos no Brasil, e especialmente na Baixada Santista.

Advertisement

A importância desse setor para a economia e para a geração de empregos é inegável. E a tendência é que continue a ser um dos principais motores do crescimento econômico no futuro.

Conclusão

Em resumo, o setor de construção civil tem se destacado como um dos principais geradores de empregos na Baixada Santista e no Brasil como um todo. Os investimentos feitos no setor estão dando frutos, com a geração de milhares de novas vagas de emprego.

Advertisement

A expectativa é de que o setor continue a crescer e a gerar empregos, contribuindo de forma significativa para a economia do país como um todo.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.