Notícias
A Avenida da Participação Política – Uma Analise da Pré-Caju e Suas Cores
Introdução
É comum ouvirmos que repetir opiniões ajuda a consolidar posições e demonstrar coerência. Neste sentido, não há diferença entre as ações que afetam um indivíduo ou outro, o que muda são os contextos. Neste artigo, vamos discutir a participação política na festa Pré-Caju, suas cores e a alegria que ela traz para a população.
O Contexto Sergipano
Em Sergipe, o governo tem mantido as contas em dia, salários pagos, obras e novos investimentos em políticas sociais. Porém, isso não significa que o estado se tornou um paraíso. Pelo contrário, é apenas um estado pobre com um clima de bons tempos pairando num futuro próximo.
Investimentos e Eventos
Fábio Mitidieri, em 2023, promoveu a retomada dos festejos juninos e o Verão Sergipe. Além disso, houve a retomada de voos, obras de infraestrutura, investimento na venda da imagem do Estado no exterior e em feiras nacionais. Tudo isso teve um impacto direto na chamada indústria sem chaminé, o Turismo.
A Crítica ao Pão e Circo
Por outro lado, as cidades pequenas enfrentam crises, salários atrasados e os gestores estão colocando milhões em festas. E todos nós sabemos que as festas em cidades pequenas não possuem a mesma capacidade de impacto na geração de emprego e renda. Portanto, nestes casos, cabem as críticas do pão e circo.
A Democracia do Pré-Caju
O Pré-Caju é uma festa que considero democrática. Precisamos, de cara, enaltecer o esforço da iniciativa privada, capitaneada pelo líder, Fabiano Oliveira. Esta festa tem espaço para todos, de acordo com suas condições e desejos.
A Importância do Pré-Caju para o Turismo
O Pré-Caju é uma das melhores iniciativas que o setor de Turismo já produziu em Sergipe. Pulo o feito, vou à política.
Participação Política e Festa
Fico sempre a imaginar como teríamos um país melhor, caso a sociedade se empolgasse com a participação política, o quanto se empolga com a festa e alegria dos carnavais. Seríamos mais desenvolvidos, pois o Poder Público se veria mais pressionado e fiscalizado, consequentemente uma menor desigualdade, pois teríamos Políticas Públicas mais efetivas.
O Poder da Alegria
A sociedade manda o recado: não há corruptos que nos impeçam de desfrutar da mais estonteante alegria de onde surge muita vida, muitos amores e histórias. Aos ranzinzas, que nem sempre veem o belo, ofereço as cores do Pré-Caju. Todas as tribos juntas e a diversidade como marca.
Notas da Semana: Fabiano em Alta
A classe política lotou os camarotes do Pré-Caju. A movimentação foi intensa e todos unânimes em parabenizar o empresário e vereador de Aracaju, Fabiano Oliveira. A festa teve muita conversa nos bastidores, muitos encontros regados a risos, abraços e conjecturas.
Incentivos a Fabiano
O idealizador do Pré-Caju foi muito parabenizado pela organização do evento. É impressionante o pique de Fabiano Oliveira. Ele coordena saída de trios, cuida dos contatos com políticos, autoridades, patrocinadores e ainda encontra energia para a recepção social ao longo da noite nos camarotes.
Fábio no Meio do Povo
O governador Fábio Mitidieri não mudou sua rotina do Pré-Caju. Chegou no meio do povo, foi para Ivete ontem com a esposa e secretária de Assistência, Érica Mitidieri, e aliados. A segurança tinha que se desdobrar, porque o governador não deixou de rodar todo o bloco.
Ausência Sentida
Enquanto todos os nomes, enquanto todas as cores partidárias estavam em congraçamento no Pré-Caju, a ausência sentida foi a do senador Rogério Carvalho. Vários líderes montaram seus espaços privados para receber aliados e até adversários. Rogério ficou fora, mesmo tendo sido convidado pelo ministro Márcio Macedo para o camarote que ele reservou.
Conclusão
O importante é perceber que a festa e a alegria podem ser um instrumento de participação política. A alegria da festa Pré-Caju e suas cores, mostram que a população tem voz e quer ser ouvida. Que a alegria e a diversidade podem ser um grito de resistência contra a corrupção e a falta de democracia.
Para informações adicionais, acesse o site