Connect with us
whatsapp image 2023 08 22 at 11.47.05 A Arte de Salvar a Humanidade - Trabalho Voluntário na Saúde whatsapp image 2023 08 22 at 11.47.05 A Arte de Salvar a Humanidade - Trabalho Voluntário na Saúde

Notícias

A Arte de Salvar a Humanidade – Trabalho Voluntário na Saúde

Published

on

Introdução

A arte de salvar a humanidade tem sido o lema de um grupo especializado na arte ‘Clown’, conhecido como ‘Pucalhaços’, que surgiu em 2009 com alunos do curso de enfermagem de uma universidade no interior de São Paulo. O grupo, que também conta com alunos de Medicina, tem como objetivo principal fazer as pessoas sorrirem, seja em hospitais, asilos, comunidades carentes, creches, orfanatos, ONGs e outras instituições.

O Surgimento do Grupo Pucalhaços

O grupo Pucalhaços surgiu em 2009 com alunos do curso de enfermagem da universidade. Com o tempo, o grupo cresceu e se juntou com os alunos de Medicina, formando um time de voluntários dedicados a levar alegria e conforto para aqueles que mais precisam.

Advertisement

Objetivo do Grupo

O principal objetivo do Pucalhaços é atuar como grupo de voluntariado, tanto em visitas internas, que são aquelas que ocorrem dentro dos hospitais, quanto em visitas externas, que são as que ocorrem em outras instituições ou comunidades.

Onde o Grupo Atua

O Pucalhaços já visitou não apenas hospitais da cidade, mas também asilos, comunidades carentes, creches, orfanatos, ONGs e outras instituições. Vestidos de palhaços, os alunos buscam melhorar o dia de quem está em tratamento e dos familiares que os acompanham.

Advertisement

Salvando a Humanidade

Através dessas visitas, o lema de ‘salvar a humanidade’ é posto em prática. Os alunos aprendem, tanto na faculdade de Medicina quanto na de enfermagem, que estão lidando com seres humanos, não com um prontuário ou um próximo paciente da fila.

Formação Enriquecida

Para a universidade, o grupo é visto como uma forma de enriquecer a formação destes estudantes, estimulando o desenvolvimento de profissionais que tratam os pacientes com um olhar mais humanizado e sensível.

Advertisement

Muito Mais do Que um Simples Nariz Vermelho

O lema do grupo é ser ‘muito mais do que um simples nariz vermelho’. Por isso, o trabalho do grupo não se limita ao atendimento das crianças. Eles estão lá pelos outros palhaços também, pelas mães, pais, pela equipe do hospital.

Promovendo a Escuta Ativa

Enquanto vestem o jaleco e o nariz vermelho, os Pucalhaços buscam promover a escuta ativa. Escutar o que o paciente tem a dizer, seja um problema, uma reza, uma música, uma piada.

Advertisement

Trabalho Voluntário Gratificante

Para os membros do grupo, o trabalho voluntário é gratificante e revigorante. É uma via de mão dupla, beneficiando tanto os pacientes quanto os voluntários.

Conclusão

O trabalho do Pucalhaços é um exemplo inspirador de como o espírito de humanidade pode ser resgatado através do trabalho voluntário. Eles buscam salvar a humanidade em todas as pessoas que encontram.

Advertisement

> ‘A gente busca salvar a humanidade em todas as pessoas que a gente vê.’ – Ana, líder do Pucalhaços

Referências:
1. Pucalhaços(http://pucalhacos.com)
2. Trabalho Voluntário(http://voluntariado.org.br)
3. Arte Clown(http://arteclown.br)

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

_** Trabalho Voluntário, Pucalhaços, Salvar a Humanidade, Escuta Ativa, Humanização na Saúde.,

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement