Connect with us
A 11ª Edição do Green Rio - Enfocando a Bioeconomia e a Economia Azul A 11ª Edição do Green Rio - Enfocando a Bioeconomia e a Economia Azul

Notícias

A 11ª Edição do Green Rio – Enfocando a Bioeconomia e a Economia Azul

Published

on

A 11ª edição do Green Rio/Green Latin America, um evento proeminente dedicado à bioeconomia global e soluções sustentáveis, teve início na prestigiosa Marina da Gloria. O evento, que é gratuito para o público, continuou até sábado.

Lançamento do Programa Guanabara Azul

O destaque da abertura do evento foi o lançamento do programa Guanabara Azul, um projeto de ação integrada para a Baía de Guanabara, feito pelo governador em exercício e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha.

Advertisement

Centro Integrado de Gestão da Baía de Guanabara

O projeto inovador estabelece o Centro Integrado de Gestão da Baía de Guanabara, um mecanismo de governança compartilhada e transparente que promove o engajamento de várias entidades envolvidas. A característica principal deste centro é uma plataforma de monitoramento em tempo real.

Plataforma de Monitoramento

A plataforma possui uma estrutura adequada para modelagens e simulações, facilitando a integração de novas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, um comitê técnico-científico estará responsável por estabelecer metas e indicadores para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Baía de Guanabara.

Advertisement

Green Rio e a Economia Azul

Segundo Maria Beatriz Bley Costa, coordenadora do Green Rio, o governo fluminense está investindo significativamente na economia azul, um termo que se refere à exploração, preservação e regeneração do ambiente marinho.

ng – 2023-09-01 12:07:05.967855### Especialistas em Economia Azul

Para aprofundar o debate sobre a economia azul, o Green Rio reuniu especialistas de várias instituições renomadas, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), diversas universidades norte-americanas e a Escola de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Advertisement

Legado do Green Rio

‘O objetivo é lançar um projeto ao final do evento, com a massa crítica presente aqui, que abordará a economia azul de Portugal, Brasil, França e Estados Unidos. Não será apenas um painel. Estaremos plantando uma estratégia’, disse Maria Beatriz.

Foco na Despoluição

O foco principal é a despoluição da Baía de Guanabara, mas o programa também envolve a inserção social e a geração de emprego.

Advertisement

Atividades na SEAS

No estande da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), foram realizados encontros institucionais e divulgadas as ações planejadas e em andamento no âmbito da economia azul. O espaço também ofereceu minicursos, palestras, reuniões e apresentações de projetos.

Painéis sobre Economia Azul

No primeiro dia do evento, a secretaria realizou dois painéis para promover a troca internacional de experiências e conhecimentos sobre a economia azul: ‘Bacias e Baias: Projetos de despoluição de corpos hídricos em áreas urbanas’ e ‘Economia Azul e Cultura Oceânica’.

Advertisement

Tecnologia Ecobarreira

Pela primeira vez, o Green Rio apresentou a tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente durante os três dias de evento. Esta estação ambiental realiza o monitoramento, coleta e armazenamento de resíduos sólidos em rios e afluentes, utilizando energia 100% renovável. Um dos objetivos principais é a despoluição da Baía de Guanabara.

Dados sobre Poluição

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a Baía de Guanabara recebe diariamente 98 toneladas de lixo, incluindo plásticos, madeiras, metais, papel e outros materiais que prejudicam o ecossistema aquático local.

Advertisement

Workshops e Temas

Na sexta-feira, foi realizado um workshop de agricultura orgânica, promovido pelo Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha. No sábado, um dos principais temas foi a conexão rural-urbano. A OCDE pretende internacionalizar o Mesa Brasil, o maior projeto de alimentos da América Latina.

Mesa Brasil

‘Mesa Brasil é um exemplo de boas práticas no mundo. Eles estão compilando boas práticas de alimentação no mundo e convidaram o Mesa Brasil para apresentar, principalmente, a relação do Mesa no Campo’, disse Maria Beatriz.

Advertisement

Expositores no Green Rio

A feira reuniu mais de 90 expositores com produtos e novidades relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável. As inscrições para as atividades podiam ser feitas no local.

História do Green Rio

O Green Rio teve sua primeira edição em 2012. Ao longo dos anos, o evento se consolidou como uma plataforma de negócios sustentáveis.

Advertisement

Para mais informações sobre programação, horários e inscrição, visite a página do evento na internet.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement