Connect with us
30 Anos de PCC - A Ascensão da Máfia Paulista 30 Anos de PCC - A Ascensão da Máfia Paulista

Notícias

30 Anos de PCC – A Ascensão da Máfia Paulista

Published

on

Desde as sombrias profundezas das prisões de São Paulo, uma organização criminosa conhecida como Primeiro Comando da Capital (PCC) tem crescido e se transformado em uma verdadeira máfia.

A Transformação das Organizações Criminosas

> ‘As organizações criminosas estão evoluindo para grandes mercados de serviços’, afirma o promotor Fabio Ramazzi Bechara, do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Advertisement

A estrutura robusta do PCC tem sido utilizada para tentar arrebanhar contratos públicos. Ao fazer isso, a organização tem conseguido se infiltrar silenciosamente em administrações públicas em todo o país.

O PCC tem usado sua estrutura para tentar obter contratos públicos. Crédito: Emiliano Hagge/Fecomercio SP

Advertisement

A Corrupção como Característica Essencial

Segundo Bechara, a corrupção é uma ‘característica intrínseca de qualquer organização criminosa’. Na década de 1990, a corrupção era o principal meio para a entrada de drogas, armas e celulares nos presídios. Hoje, essa prática é replicada nas ruas. ‘Isso é um custo operacional necessário. Sem ele, o PCC não sobrevive’, diz o promotor.

A Operação Ethos

Em novembro de 2016, a Operação Ethos do MPSP prendeu mais de 30 advogados e o vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe). Eles foram acusados de receber propina e fazer lobby para favorecer o PCC. O líder do PCC, Marcola, foi condenado por liderar o esquema.

Advertisement

A Mudança de Tática do PCC

Nos anos 2000, o PCC assassinou o juiz corregedor José Machado Dias, de Presidente Prudente, e José Ismael Pedrosa, ex-diretor do Piranhão, cadeia onde a máfia nasceu.

O juiz Antonio José Machado Dias foi assassinado. Crédito: Reprodução/ TV Fronteira

Advertisement

A execução das autoridades causou comoção social e piorou o regime prisional de lideranças. Desde então, o PCC mudou suas táticas. A violência explícita contra as autoridades deixou de ser a primeira opção.

A Possibilidade de Infiltração Política

Uma das preocupações das autoridades é que o PCC consiga usar doações para impulsionar candidatos ligados à organização.

Advertisement

Os Atentados do PCC

O PCC tem um longo histórico de promover ataques e ameaças a autoridades, postos policiais e prédios públicos. A organização usa os atentados para reivindicar mudanças nas cadeias e pressionar por regimes mais leves para suas lideranças.

Conclusão

Os últimos 30 anos testemunharam a ascensão do PCC de uma organização criminosa local a uma máfia que agora se infiltra em vários aspectos da sociedade brasileira. A luta contra o PCC é uma luta contra a corrupção, a violência e a criminalidade – uma luta que o Brasil não pode se dar ao luxo de perder.

Advertisement

> ‘A corrupção é uma característica intrínseca de qualquer organização criminosa’, diz Bechara, destacando a necessidade de permanecer vigilante e esforçar-se para erradicar a influência do PCC.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement