Connect with us

Published

on

Por Erick Lelis

Introdução

Ainda que os editais não tenham sido lançados, ao menos três certames de seleção devem ofertar quase 100 vagas no estado.

Advertisement

Órgãos do Judiciário prevêem concursos

Pelo menos três órgãos que compõem o Poder Judiciário paraense têm vagas previstas em concursos públicos, somando 94 oportunidades no Estado.

Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA)

O primeiro deles é o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), que já tem novo certame autorizado com a oferta de 50 vagas, sendo cinco para cargos de ensino médio e 45 para nível superior. Ainda não há confirmação de quais funções serão disponibilizadas. A comissão organizadora já está formada e a banca será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Advertisement

Resolução nº 19.529

De acordo com a Resolução nº 19.529, que trata do concurso público, a seleção se destina ao preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva de cargos de provimento efetivo, de nível médio e superior, do quadro de pessoal da Corte. Ainda afirma que o preenchimento dos cargos, após a realização do certame, deverá observar a disponibilidade orçamentária e financeira do Tribunal.

Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA)

Outra seleção prevista no Judiciário paraense é a do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), que deve ser realizada em breve, voltada para a carreira de juiz substituto. O concurso foi autorizado em fevereiro e tem comissão organizadora formada. Ao todo, devem ser oferecidas 30 vagas, com exigência de nível superior em direito, com salário inicial de R$ 32.228,69.

Advertisement

Novas exigências

Este será o primeiro concurso a exigir a aprovação no Concurso Nacional da Magistratura para concorrer. Além disso, os aprovados precisarão ter três anos de atividade jurídica. Também será formado um cadastro reserva de pessoal. Os próximos passos são a publicação do edital e a abertura das inscrições.

Concurso público unificado dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)

Há ainda o concurso público unificado dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), cujo edital está previsto para ser publicado em breve. A oferta deve ser de 520 vagas, sendo 311 para técnicos e 147 para analistas, e a banca será o Cebraspe. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou um ofício às Cortes regionais solicitando que enviem, até esta segunda-feira (15), um levantamento atualizado das vagas que podem ser contempladas. E das 520 vagas já confirmadas, 458 podem ser preenchidas ainda neste ano, de acordo com a Portaria TSE 89, de 14 de fevereiro.

Advertisement

Conclusão

O futuro dos concursos públicos no Pará promete grandes oportunidades para quem busca uma carreira no Judiciário. Com salários atrativos e a possibilidade de ascensão profissional, esses certames são uma excelente opção para quem está se preparando para ingressar no serviço público.

Compartilhe isso:

– Facebook
– 18+

Advertisement

TAGS

– Concurso
– Pará

Fonte: O Liberal

Advertisement

ARTIGOS RELACIONADOS

PF aponta que corpos encontrados em embarcação no Pará são de origem africana

Duas pessoas morrem em acidente de trânsito entre São Miguel do Guamá e Irituia, no Pará

PF terá força-tarefa e protocolo internacional para identificar vítimas encontradas na costa de Bragança, no Pará

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement