Notícias
16ª Edição do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista
O Circuito das Águas Paulista é conhecido pela produção de cafés de qualidade especial. Esta é a identidade cravada em nossa história, que anualmente se fortalece através da busca e aprimoramento no trato desta cultura.
A história do Concurso
O Concurso de Qualidade do Café teve sua primeira edição em 2008, realizado pelo Sindicato Rural de Amparo sob a coordenação de Roseli Vasco de Toledo. Seu objetivo é valorizar o café produzido em nossa região. Até o ano de 2021, este concurso funcionava como etapa classificatória para o Concurso Estadual.
Homenageados do Concurso
O terreirista homenageado deste ano foi Valdenir Beneduzzi, da Fazenda Paineiras, em Socorro. Ele recebeu um cheque de R$ 1.500,00 do Sindicato Rural de Amparo pelo reconhecimento de seu trabalho. Esta homenagem tem como critério o café que alcançou a maior pontuação no Concurso.
Homenagens foram prestadas também a Luiz Cintra Sutherland (in memoriam), ex-vice-presidente do Sindicato Rural de Amparo, e a Sérgio Perroni, presidente do Sindicato Rural de Bragança Paulista e diretor da FAESP.
Sindicatos Rurais do Circuito das Águas Paulista
O Circuito das Águas Paulista tem em seu território a sede de três Sindicatos Rurais: Amparo, Serra Negra e Socorro. Em 2023, o Sindicato Rural de Amparo propôs que a organização do Concurso passe a ser rotativa. Assim, cada ano, um destes sindicatos será o responsável pelo Concurso.
Novidades do Concurso
O Sindicato Rural de Amparo inovou trazendo a Exposição e Festa do Café, um evento que passa a fazer parte de seu calendário de atividades anual. Este evento tem como objetivo projetar os produtores, dar oportunidade de negócios e promover o conhecimento através de palestras e oficinas.
Produtores premiados no Concurso
Foram premiados os três melhores cafés nas categorias Natural, Cereja Descascado, Micro-lote, Fermentado e o primeiro lugar da Categoria Orgânico.
Categoria Natural
– 1º lugar – David Accordi Tassara, da Fazenda Paineiras, em Socorro.
– 2º lugar – Ellen Fontana, da Fazenda Fronteira, em Socorro.
– 3º lugar – José Valdir Ferrari, do Sítio Santo Antônio, em Socorro.
Categoria Cereja Descascado
– 1º lugar – Tuffi Bichara, do Sítio Cafezal em Flor, em Monte Alegre do Sul.
– 2º lugar – Fazenda Ycatu Agronegócio, Fazenda Ycatu, em Amparo.
– 3º lugar – Dalcio Agostinho de Oliveira Guidetti, do Sítio São José, em Serra Negra.
Categoria Micro-lote
– 1º lugar – José Valdir Ferrari, do Sítio Santo Antônio, em Socorro.
– 2º lugar – Rosana Aparecida Preto da Silva Marchi, Sítio São Geraldo, em Serra Negra.
– 3º lugar – Jorge Luiz Benedetti, da Fazenda Benedetti, em Amparo.
Categoria Fermentado
– 1º lugar – Roberto Broto Marchi, Sítio São Geraldo, em Serra Negra.
– 2º lugar – Gabriel Penteado, Fazenda Entremontes, em Amparo.
– 3º lugar – Diego Tadeu Florentino, do Sítio Santa Catarina, em Amparo.
Categoria Orgânico
– 1º lugar – Reginaldo Farias Santos, Fazenda Santana, em Serra Negra.
Apoio ao Concurso
Para que todo este trabalho fosse realizado, o Sindicato Rural de Amparo contou com a parceria executiva da Amaithay Editora, patrocínio da Fuzil, ACECAP e SICOOB Integrado, além do apoio dos Sindicatos Rurais de Serra Negra e Socorro, CATIs, Caminho pro Interior, Eco Leve e da Prefeitura da Estância Hidromineral de Amparo.
A importância do café para a região
O café tem papel fundamental para o desenvolvimento da região, tanto do ponto de vista cultural como social. A produção de cafés especiais e gourmet expande as vendas, atrai turistas e beneficia toda a região com a Identidade Geográfica do Café.
Com a realização de eventos como o Concurso de Qualidade do Café e a Exposição e Festa do Café, os produtores têm a oportunidade de apresentar seus produtos, trocar experiências, adquirir conhecimento e fortalecer o setor cafeeiro da região.
Para informações adicionais, acesse o site