Notícias
Virada Sustentável Belém – Anúncio das Primeiras Atrações
Introdução
Virada Sustentável Belém, o maior evento de sustentabilidade do Brasil, anunciou recentemente suas primeiras atrações. O evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de novembro, oferecerá uma variedade de atividades culturais, incluindo apresentações musicais, teatro, dança, atividades infantis, performances, artes visuais e muito mais.
Atrações Musicais
Entre as primeiras atrações anunciadas, destacam-se alguns nomes da cena musical, como Mestre Damasceno, Bando Mastodontes, Luê e Aíla.
Mestre Damasceno
Mestre Damasceno é um expoente da cultura marajoara. Cantor, compositor e repentista, Damasceno nasceu em uma família de artistas do boi-bumbá e, desde os 19 anos, participa de diversas manifestações populares. Seu grupo, os Nativos Marajoaras, canta sobre a natureza, o tempo, os rios e as ocupações de pescaria, artesanato e encantarias.
Bando Mastodontes
Outro destaque é o Bando Mastodontes. O grupo, que tem origem fortemente ligada ao movimento teatral de Belém, possui uma sonoridade que mistura a cultura popular com a cena contemporânea.
Orquestra Amazônia
A Orquestra Amazônia, regida pelo jovem maestro paraense Renan Cardoso, também será um grande destaque. A orquestra convidará grandes nomes da música paraense, como Aíla, Gigi Furtado, Jeff Moraes, Juliana Sinimbu, Luê e Naieme.
Programação
A programação do evento foi cuidadosamente desenvolvida por um time de quatro curadoras do cenário cultural do Pará. O objetivo é destacar uma ampla gama de trabalhos artísticos que demonstram a diversidade e a riqueza da cultura paraense.
Teatro
As artes teatrais serão um dos destaques da programação. A peça ‘Solo de Marajó’, do Grupo Usina, ocupará as ruas do Complexo Ver-o-Rio. O Grupo Dirigível de Teatro trará a história poética sobre o processo de se descobrir existindo na Amazônia.
Artes Visuais
No campo das artes visuais, 17 artistas da cena paraense foram convidados para compor uma obra conjunta gigante, que ficará exposta no Porto Futuro. A obra será inspirada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Intervenções Artísticas
A intervenção ‘Eggcidente’, do artista holandês Henk Hofstra, promete chamar a atenção. A obra é uma metáfora em tamanho gigante sobre os riscos que enfrentamos por causa do aquecimento global.
Fotografia
O renomado fotógrafo Araquém Alcântara levará para o Complexo do Ver-o-Rio a exposição “Amazônia das Crianças”, que retrata a vida, brincadeira e o cotidiano de 14 crianças amazônicas em seus diferentes territórios.
Protagonismo Local
A construção da edição de Belém da Virada Sustentável Amazônia foi realizada de forma compartilhada, com o protagonismo de atores locais. A ideia é contemplar os rios que banham Belém e levar parte da programação para as periferias da cidade.
Toró de Ideias
Um dos pontos altos da Virada será o “Toró de Ideias”, um encontro com atores de diversos setores, com o objetivo de fomentar um grande debate e proposição de ideias sobre temas relacionados à COP 30 e à sustentabilidade no território amazônico.
Sobre a Virada Sustentável Amazônia
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Desde 2011, já realizou mais de 40 edições pelo Brasil em cidades como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Sinop (MT), Ilhabela / São Sebastião, Valinhos (SP) e Fortaleza e agora chega em Belém.
Canais do DOL
Para mais informações sobre os canais do DOL, acesse: dol.com.br/n/828815.
Cadastro de Notícias
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor.
Para informações adicionais, acesse o site