Notícias
Especialização à Distância em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social – Uma Inovação na Educação Brasileira
Introdução
Em um esforço conjunto entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam, França) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), surge a primeira especialização à distância em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (EESIGS) do Brasil. Este pioneirismo é resultado de uma ação internacional, que visa suprir a falta de formação em nível de pós-graduação em economia solidária.
Financiamento e Objetivo do Curso
Com um aporte financeiro de R$ 1,6 milhão da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, o curso EESIGS tem como objetivo preencher a lacuna de formação em pós-graduação em economia solidária. Além disso, o curso pretende apresentar ferramentas de gestão e organização dos empreendimentos de economia solidária ancoradas em uma lógica e racionalidade próprias a eles.
Contexto e Motivação
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, explicou que o curso é impulsionado pelo contexto de retomada das políticas públicas nacionais de economia solidária no Brasil. Com a volta do Governo Lula, as políticas avançam significativamente por meio de projetos e experiências de economia solidária, sejam em ações voltadas às finanças solidárias, produção associativa, agricultura familiar, associações de moradores.
Estrutura e Metodologia do Curso
A especialização é resultado da articulação nacional e internacional entre professores, pesquisadores e especialistas. A metodologia do curso contempla a apresentação de ferramentas de gestão para os empreendimentos de economia solidária, de conteúdos elaborados e de aulas com conhecimentos científicos e saberes oriundos da experiência e da prática.
Ineditismo e Futuras Propostas
O ineditismo do curso também servirá como piloto no Brasil para a realização de outras especializações e na proposta de um mestrado profissional internacional em economia solidária, inovação social e gestão social a partir da relação UFCA com o Cnam.
Coordenação e Parcerias
A coordenação pedagógica e científica são da LIEGS/UFCA. Já a coordenação interinstitucional é do Cnam. Ao todo serão 180 vagas que beneficiarão estudantes de todo o Brasil. Além de pesquisadores da Universidade Federal do Cariri e Conservatoire National des Arts et Métiers – Cnam, França, profissionais de outras instituições também participarão da pós-graduação, como Universidade Federal da Bahia (UFBA), Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Federal do Oeste do Pará – (UFOPA).
Conclusão
Este curso representa um marco na educação brasileira, unindo a flexibilidade do ensino à distância com uma temática inovadora e extremamente relevante para o desenvolvimento social e a economia solidária. Com o apoio de diversas instituições de renome, tanto nacionais quanto internacionais, espera-se que o curso seja um grande sucesso e inspire novos programas de especialização e mestrado nesta área.
> “O conhecimento é a chave para o desenvolvimento social e econômico. Este curso é um exemplo de como a cooperação internacional pode contribuir para a expansão e aprofundamento do conhecimento em áreas de grande impacto social.” – Autor Desconhecido
1. Link para o site oficial do curso
2. Link para a notícia oficial
Para informações adicionais, acesse o site