Connect with us
Controle de Endemias - A Última Avaliação Rápida de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 Controle de Endemias - A Última Avaliação Rápida de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023

Notícias

Controle de Endemias – A Última Avaliação Rápida de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023

Published

on

O LIRAa é uma ferramenta que auxilia na identificação de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue. Em Toledo, a última pesquisa de 2023 já está em andamento, abrangendo aproximadamente 1.800 imóveis.

O Último LIRAa do Ano

O Setor de Controle e Combate às Endemias de Toledo está realizando a quarta e última avaliação de 2023. A ação, que teve início no dia 6 de dezembro, deve ser concluída na manhã do dia 8.

Advertisement

Aproximadamente 80 agentes de endemias estão em campo, visitando imóveis sorteados aleatoriamente pela plataforma do Ministério da Saúde.

A Importância da Prevenção

‘Depois de muitos dias de chuva, a população precisa voltar a ter mais cuidados com os focos do mosquito da dengue’, comenta Lilian Konig, coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias de Toledo. Ela reforça que o índice de infestação preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Advertisement

A Situação Atual

O novo período sazonal da dengue 2023/2024 iniciou em todo o Paraná no dia 1º de agosto. Em Toledo, até o momento, foram registrados 13 casos de dengue.

O Período Epidemiológico 2022/2023

Os números finais do ano epidemiológico 2022/2023 da dengue, em Toledo, registraram 1.105 casos (1.096 autóctones e 9 importados) da doença, uma redução de 74,87% em comparação com a temporada 2021/2022.

Advertisement

As Avaliações Anteriores

Terceiro LIRAa

A terceira pesquisa de 2023 visitou cerca de 1.780 imóveis de todos os bairros da cidade e o índice de infestação predial médio foi de 1,1%.

Segundo LIRAa

No segundo LIRAa de 2023, realizado em abril, o índice de infestação predial médio foi de 4,3%, muito acima do recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde.

Advertisement

Primeiro LIRAa

Em janeiro, a primeira pesquisa de 2023 registrou um índice de infestação predial médio de 2,4%.

Conclusão

Controlar a infestação do Aedes aegypti é fundamental para evitar a disseminação de doenças como a dengue. A população deve colaborar, mantendo seus quintais limpos e livres de focos do mosquito. As pesquisas como o LIRAa são essenciais para orientar as ações de combate e prevenção.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.